Define-se método pedagógico, analisando-se, depois esse mesmo conceito do ponto de vista dos intervenientes na situação de formação-formador e formando. E ainda objecto de análise a relação entre a situação de formação os objectivos a atingir e os métodos utilizados.
Emprego e Formação. - Lisboa. - Nº 13 (Janeiro 1991), p. 11-17
Sumário ou resumo:
O Regime de Alternância - Aprendizagem (Decreto-lei 102/84 e Decreto-lei 436/88) nas suas duas vertentes, formação geral e tecnológica e formação no posto de trabalho, funciona como uma complementar e alternativa do sistema de ensino para milhares de jovens e liga o mundo do trabalho à escola. Neste artigo os autores descrevem o papel dos conselheiros de orientação da Região do Algarve junto dos jovens que abandonam o sistema escolar, enumeram as áreas em que se desenvolve a formação e por fim apresentam breves conclusões que deixam transparecer o bom resultado que tem tido naquela região o Sistema de Formação Profissional em Regime de Alternância junto dos jovens, dos monitores/formadores e junto das empresas.
Guia completo e actualizado da carreira docente, em que todos os aspectos são abordados, desde a análise de questões como que carreira construir? o que valorizar e como progredir? quais as regras do exercício profissional e da vinculação administrativa? até ao exame detalhado das situações de férias, faltas, licenças, tempo de serviço, regime de progressão na carreira e escalões, etc. Em apêndice contém legislação.