Autor: |
ALVES, Natália |
Título: |
Trajectórias académicas e de inserção profissional dos licenciados, 1994-1998 / Natália Alves |
Publicação: |
Lisboa : Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2000 |
Descrição física: |
160, [12] p. ; 30 cm |
Resumo de autor: |
Entendeu a Equipa da Reitoria da Universidade de Lisboa apresentar no ano 2000 as principais questões relativas à inserção dos seus licenciados na vida activa. Várias condições levaram à forte expansão de ensino como a criação de novas universidades públicas e de novos cursos, do ensino politécnico e da abertura do ensino superior à iniciativa privada - conduziu a um aumento muito significativo do número de licenciados que procuravam, cada ano, uma saída profissional compatível com as qualificações adquiridas e com as suas legítimas aspirações pessoais. Surgiu então na nossa sociedade, o fenómeno do desemprego entre os diplomados do ensino superior mas a Universidade de Lisboa teve mesmo assim motivos para acreditar que os estabelecimentos do ensino superior público podiam continuar a crescer ao nível da formação inicial bem como da pós-graduação e do desenvolvimento de programas de "formação ao longo da vida".Após a elaboração de um inquérito, a que esta situação deu lugar,os técnicos que o elaboraram analisaram sinteticamente os aspectos diferenciados e as dimensões reais das trajectórias académicas e da inserção profissional das múltiplas licenciaturas da acima citada universidade contendo também inúmeras soluções conclusivas para que esta que esta situação passasse a não ser tão nociva para a entrada no mercado de trabalho dos recém licenciados. |
Nº do Depósito Legal: |
PT|160741/01 |
Assuntos: |
Juventude / Diplomados de ensino superior / Aspiração profissional / Inserção profissional / Mobilidade profissional / Mercado de trabalho / Relação empresas-universidades / Inquéritos / Quadros estatísticos / Portugal |
CDU: |
378 |
OCL: |
06.05 |
Cota: |
30872 MESICT 30872 |
Tipo de documento: |
Texto impresso |
País de publicação: |
Portugal |
|
| |