Autor: |
SANTOS, Rui Dias dos |
Título: |
Qualidade global / Rui Dias dos Santos |
In: |
Dirigir. - Lisboa. - ISSN 0871-7354. - Nº 36 (Abril 1995), p. 44-48 |
Sumário ou resumo: |
O processo de melhoria da qualidade total de uma empresa conduz à rentabilização das suas estruturas e, logo, influi positivamente nos seus resultados e na sua imagem. Assegura, pois, a competitividade. Os seres humanos têm escalas de valores diferentes, que dependem, entre outros, de factores como a sua formação e os seus aspectos genéticos, que os levam a assumir atitudes diferentes perante o mesmo facto. A escala de valores perante os factores humanos é também necessariamente diferente. Assim, numa empresa, cada acção ou decisão é baseada nas convicções que existem sobre a natureza humana, influenciando desse modo o comportamento dos membros da empresa. Assim, infere-se claramente que os bons ou os maus resultados de uma empresa dependem da capacidade que a sua estrutura demonstre de conseguir funcionar, no seu todo, de forma harmoniosa e eficaz. Sendo fudamental o contributo de todo em acções de melhoria, torna-se necessário que exista um grau de motivação suficientemente elevado, que permita uma boa interacção entre os vários níveis hierárquicos e entre cada empregado e a empresa. |
Assuntos: |
Qualidade total / Competitividade / Gestão de recursos humanos |
OCL: |
12.04.5 |
Cota: |
MESICT |
Tipo de documento: |
Texto impresso |
País de publicação: |
Portugal |
|
| |