CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU FERREIRA, Vasco" + "AU FERREIRA, Vasco$" Resultados de 11 a 12 sobre 12 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: FERREIRA, Vasco Faustino
Título: Confronto de experiências na Grécia, Irlanda, e Portugal / Vasco Faustino Ferreira
In: Emprego e Formação, Lisboa, (8) Maio 1989, p. 31-50
Sumário ou resumo: Este artigo (segunda parte dum estudo permenorizado) avalia os varias sistemas de aprendizagem de trés países da Comunidade. Contem informação de experiências realizadas e permite uma comparação útil e um melhor enquadramento duma problemática de grande actividade.
ISSN: 0870-4481
Assuntos: Sistemas de formação / Formação inicial / Formação profissional contínua / Ensino profissional / Aprendizagem / Financiamento da formação / Grécia / Irlanda / Portugal
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: FERREIRA, Vasco F.
Título: Reflexão sobre o actual modelo organizativo / Vasco F. Ferreira
In: Emprego e Formação, (3) Setembro 1987, p. 75-82
Sumário ou resumo: Este artigo constitui uma reflexão sobre as qualidades e defeitos já detectados ou previsíveis no sistema de aprendizagem português com o intuito de melhorar o modelo de aprendizagem existente. O sistema de formação em aprendizagem foi, e é, uma prática social antiga nas sociedades europeias. Os "mestres-artesãos" e os "aprendizes" foram personagens essenciais ao funcionamento das actividades não agrícolas durante longos períodos da Idade Média. Este processo de transmissão do saber tecnológico não é recente. Portugal não escapa a tradição europeia, dispondo por consequência de longas tradições na aprendizagem das artes e ofícios. Pode mesmo acrescentar-se que é raro encontrar um profissional qualificado que durante a juventude, não tenha passado pelo estatuto de aprendiz. A recriação do ensino técnico-profissional e da aprendizagem em termos estatais é demasiado recente para se chegar a qualquer conclusão definitiva sobre o seu valor.
Assuntos: Aprendizagem / Portugal
OCL: 06.09.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar