CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU MOURA, Rui" + "AU MOURA, Rui$" Resultados de 21 a 25 sobre 24 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: MOURA, Rui
Título: Flexibilização : Pessoas, organizações e concertação social / Rui Moura
In: Dirigir. - Lisboa. - Nº 43 (Maio-Junho 1996), p. 3-9
Sumário ou resumo: A flexibilidade organizacional exige mais educação e formação, pelo que os entendedores tenderão a proporcionar aos empregados mais formação e qualificação adequadas à gestão de situações de trabalho. Este artigo aborda algumas variantes conceptuais do termo flexibilidade: flexibilidade do tempo de trabalho; flexibilidade do salário; flexibilidade do emprego; flexibilidadeda organização.
Assuntos: Gestão de recursos humanos / Flexibilidade do trabalho / Modernização / Formação do pessoal / Qualificações profissionais / Portugal
CDU: 331
OCL: 12.05
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: MOURA, Rui
Título: Competências estratégicas para a mudança / Rui Moura
In: Dirigir. - Lisboa. - ISSN 0871-7354. - Nº 35 (Janeiro-Fevereiro 1995), p. 15-19
Sumário ou resumo: Face ao novo paradigma técnico-económico, emergente da "destruição criadora" que segundo o autor, caracteriza o período que hoje vivemos, a formação profissional assume-se como uma medida estratégica determinante para a mudança nas organizações e para o desenvolvimento social do País.
Assuntos: Formação profissional / Mudança tecnológica / Competências / Desenvolvimento comunitário / Portugal
CDU: 371
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: MOURA, Rui
Título: Formação e novas competências : núcleo estratégico na empresa do século XXI / Rui Moura
In: Dirigir. - Lisboa. - ISSN 0871-7354. - Nº 34 (Novembro-Dezembro 1994), p. 14-19
Sumário ou resumo: O presente trabalho parte do pressuposto de que a empresa é uma das instituições centrais da sociedade, evidenciando autonomia suficiente para produzir efeitos no sistema social global e constituindo um campo potencial de mudança como espaço de sociabilização num quadro estratégico socioeconómico. Assim, a hipótese central é a de que a formação constitui um núcleo estratégico face ao paradigma técnico-económico emergente que exige a produção de múltiplas competências técnicas e organizacionais.
Assuntos: Papel da formação / Mudança organizacional / Desenvolvimento da formação / Formação-emprego / Estrutura económica / Nova ordem tecnológica / Estrutura empresarial / Formação-produção / Tecnologia da informação / Formação em informação
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: MOURA, Rui
Título: Integração europeia e mercado comunitário : protagonizar a construção do nosso próprio destino / Rui Moura
In: Organizações e Trabalho. - Lisboa. - ISSN 0871-4835. - Nº 3-4 (Dezembro 1990), p. 51-58
Sumário ou resumo: Em face da integração de Portugal na Comunidade Económica Europeia e da modernização económico-social subjacente a tais processos, reflete-se sobre as implicações de ordem iminentemente cultural e sócio-organizacional das empresas e do País. A inserção de Portugal no espaço comunitário pressupõe o abandono do modelo clássico baseado num baixo nível salarial e numa mão-de-obra pouco qualificada, em favor de um modelo de especialização centrado na inovação tecnológica e na valorização dos recursos humanos. Importa colocar o homem no centro das coisas para a protagonização dos processos de mudança organizacional, perspectivando um modelo de desenvolvimento integrado dos sistemas técnicos, sociais e culturais das nossas organizações.
Assuntos: Integração europeia / Mercado interno CE / Modernização / Novas tecnologias / Qualificações profissionais / Formação profissional / Mercado de trabalho / Necessidades de formação / Portugal
OCL: 01.03.8
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar