Reflexões sobre o modo como é aplicado o modelo de formação em alternância em Portugal. Modelo inspirado no sistema dual de formação alemão, mas ao ser apropriado por Portugal encontrou um quadro adverso dado que vai coexistir com a ausência de tradição de formação empresarial e a não implementação a partir de escolas especializadas no trabalho com jovens. Assim, o sistema de aprendizagem, para se manter como um sistema de formação com vitalidade e relevância criou condições de subsistência quer com o voluntarismo de instituições públicas, quer com o desempenho das equipas formativas. Face ao balanço da situação actual, o autor dá várias sugestões que pretendem ser um contributo para o desenvolvimento no sistema de aprendizagem de um modelo português de formação em alternância, pensando nos condicionalismo existentes em Portugal.
Esta obra sobre o sistema de aprendizagem em Portugal apresenta, entre outros: o enquadramento sócio-económico e institucional em que aquele surgiu, uma descrição pormenorizada do mesmo sistema, a sua avaliação do ponto de vista da oposição dos seus resultados e objectivos, a análise dos processos de participação das empresas no programa, finalmente, um conjunto de recomendações com vista ao reforço da formação alternada.
Emprego e Formação. - Lisboa. - Lisboa. - ISSN 0870-4481. - Nº 18 (Maio 1992), p. 39-45
Sumário ou resumo:
Documento que constitui a 1ª parte de uma síntese elaborada com base no relatório apresentado no âmbito do 1º curso de Pós-graduação de Políticas e Gestão de Recursos Humanos do Instituto Superior de Ciências de Trabalho e Emprego - ISCTE. Estudo de dimensão local do mercado de trabalho e das relações que aí se tecem entre os diversos intervenientes, bem como análise dos aspectos relacionados com a oferta esolar e profissional de formação a nível regional e, designadamente, das atitudes das empresas locais face à formação.