Trabalho & Segurança Social. - Porto. - Nº 11 (Novembro 1999), p. 9-16
Sumário ou resumo:
Entrevista sobre o INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, na qual são dadas a conhecer as suas finalidades: "desenvolvimento de competências individuais e colectivas em termos económicos e sociais", os seus objectivos: "introduzir inovação nos sistemas de formação profissional, contribuindo assim para uma maior qualidade e profissionalismo da oferta formativa e dos modelos de valorização dos recusos humanos", as suas linhas de actuação e os seus projectos.
O Fundo Social Europeu no desenvolvimento dos recursos humanos em Portugal. - Lisboa : CCFSE, 1998. - p. 46-51
Sumário ou resumo:
Texto onde se aborda a temática da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, sendo referido um dos principais instrumentos de intervenção do FSE, particularmente dirigido às questões da inserção das mulheres na vida activa - o Eixo NOW do Programa EMPREGO, e se apresentsam e analisam as medidas comuns de promoção de igualdade de oportunidades que desde o II Quadro Comunitário de Apoio-QCA, foram alargadas à generalidade dos Programas de Intervenção Operacional. É igualmente apresentada informação estatística relativa à taxa de feminização de cada Programa Operacional desde o início da aplicação daquele QCA.
Apresenta o projecto «Inovação organizacional e gestão de recursos humanos». É desenvolvido o quadro de referência e definido o conceito de inovação organizacional.
Este projecto visa responder a necessidades sentidas pelas organizações, através do estudo de soluções inovadoras. Pretende contribuir para o aumento da capacidade de resposta das empresas aos desafios e problemas decorrentes do actual contexto económico e social e promover a inovação em domínios organizacionais específicos, através do estudo, incentivo à aplicação e desenvolvimento de práticas inovadoras nas empresas, bem como à difusão de casos bem sucedidos.
Este artigo identifica um conjunto de factores que contribuem para a fraca adesão das PME à formação e apresenta as soluções que com mais frequência contribuem para incentivar o investimento das PME em formação. Para a autora a credibilização da formação junto das PME é uma prioridade e os profissionais da formação deverão mostrar capacidade de resposta no apoio à resolução de problemas imediatos.