CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU PEDROSO, Paulo" + "AU PEDROSO, Paulo$" Resultados de 16 a 20 sobre 27 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: PEDROSO, Paulo
Título: A formação e o desenvolvimento regional / Paulo Pedroso
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 24 (Julho-Setembro 1997), p. 4-19
Sumário ou resumo: Uma das tendências recentes da evolução dos sistemas de educação e formação tem sido a descentralização e regionalização, quer quanto à definição dos objectivos, quer quanto à gestão. Esta mudança verifica-se, essencialmente, no sistema de formação profissional contínua e nos instrumentos de formação para a inserção profissional. O autor deste artigo apresenta esta realidade sob duas ópticas diferentes, na primeira, denominada por difusionismo, a formação é um dos instrumentos de um processo que visa garantir a disponibilidade local dos saberes necessários para que uma necessidade criada por uma determinada intervenção possa ser suprida. No que diz respeito à segunda, territorialismo, considera os destinatários da formação como com actores dos processos de transformação, a formação é assumida como um instrumento integrado em outras medidas de política de desenvolvimento regional.
Assuntos: Necessidades básicas / Desenvolvimento regional / Sistemas de formação / Política de formação / Intervenção social / Animação
CDU: 37.01
OCL: 05.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PEDROSO, Paulo
Título: Alternância, modelos de formação e culturas pedagógicas / Paulo Pedroso
In: Inovação. - Lisboa. - ISSN 0871-2212. - Vol. 9, nº 3 (1996), p. 263-282
Assuntos: Formação alternada / Sistemas de formação / Aprendizagem / Inserção profissional
CDU: 37
OCL: 06.09
Cota: ED19 MTS MESICT 9641
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: NEVES, A. Oliveira das
Título: Emprego, formação e desenvolvimento na região do Alentejo / A. Oliveira das Neves, Paulo Pedroso
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1997
Descrição física: 249 p. ; 23 cm
Colecção: (Estudos ; 16)
ISBN: ISBN 972-732-355-2
Nº do Depósito Legal: PT|107094/97
Assuntos: Criação de empregos / Desenvolvimento regional / Desemprego regional / Mercado de trabalho local / Iniciativas locais de emprego / Alentejo / Portugal / Juventude / Sector económico / Gráficos / Quadros / Escolas / Formação profissional / Emprego
CDU: 331
OCL: 13.01
Cota: 25582 MESICT 25582
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Pedroso, Paulo, co-aut.



Marcar

Autor: PEDROSO, Paulo
Título: Formação em alternância : analisar os conceitos, orientar as práticas / Paulo Pedroso
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 17 (Janeiro 1996), p. 6-16
Sumário ou resumo: Este artigo clarifica noções e reflecte sobre a formação em alternância, partindo da experiência alemã com o sistema dual. Nos anos oitenta com o crescimento do desemprego de jovens houve necessidade de uma aproximação entre a formação e o emprego. A formação em alternância exige dos agentes envolvidos em cada contexto de formação, um elevado grau de especialização e o conhecimento mútuo das esferas de competência. O artigo apresenta um quadro com os modelos pedagógicos da formação em alternância: alternância implícita, estágios de aplicação prática de conhecimentos, alternância justaposta, alternância por associação, articulação de componentes; alternância interactiva.
Assuntos: Formação profissional / Formação alternada / Sistema dual / Desemprego de jovens / Formação-emprego
CDU: 331
OCL: 06.09.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: NEVES, António Oliveira das
Título: A formação em alternância e a participação empresarial / António Oliveira das Neves, Paulo Pedroso
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 10 (Fev.-Mar.-Abr. 1994), p. 31-39
Sumário ou resumo: Reflexões sobre o modo como é aplicado o modelo de formação em alternância em Portugal. Modelo inspirado no sistema dual de formação alemão, mas ao ser apropriado por Portugal encontrou um quadro adverso dado que vai coexistir com a ausência de tradição de formação empresarial e a não implementação a partir de escolas especializadas no trabalho com jovens. Assim, o sistema de aprendizagem, para se manter como um sistema de formação com vitalidade e relevância criou condições de subsistência quer com o voluntarismo de instituições públicas, quer com o desempenho das equipas formativas. Face ao balanço da situação actual, o autor dá várias sugestões que pretendem ser um contributo para o desenvolvimento no sistema de aprendizagem de um modelo português de formação em alternância, pensando nos condicionalismo existentes em Portugal.
Assuntos: Sistemas de formação / Aprendizagem / Formação alternada / Escolas profissionais / Formação prática / Relação escola-empresa / Formação-emprego / Participação do Estado / Participação dos empregadores / Programa de estudos / Financiamento da formação / Qualificações profissionais / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Pedroso, Paulo, co-aut.



Marcar