Neste trabalho analisam-se os primeiros resultados do esforço de promoção de condições para o desenvolvimento e o enquadramento legal da formação profissional nos anos 80, passando-se depois a uma análise da evolução da oferta de formação profissional inicial em Portugal, seguindo-se uma classificação das várias modalidades desta formação que se encontrou como resultado da primeira análise efectuada.
Esta obra sobre o sistema de aprendizagem em Portugal apresenta, entre outros: o enquadramento sócio-económico e institucional em que aquele surgiu, uma descrição pormenorizada do mesmo sistema, a sua avaliação do ponto de vista da oposição dos seus resultados e objectivos, a análise dos processos de participação das empresas no programa, finalmente, um conjunto de recomendações com vista ao reforço da formação alternada.
Emprego e Formação. - Lisboa. - Lisboa. - ISSN 0870-4481. - Nº 18 (Maio 1992), p. 5-14
Sumário ou resumo:
Neste artigo defende-se a ideia de que a avaliação das políticas de formação profissional inicial como das políticas educativas em geral, deve assentar num conjunto de pressupostos acerca da função da avaliação (obtenção de informação para ajuda à decisão e não substituto da decisão) e da construção do objecto da avaliação, enquanto políticas públicas e enquanto sistemas de formação.