CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU PIRES, Ana Luísa de Oliveira" + "AU PIRES, Ana Luísa de Oliveira$" Resultados de 6 a 10 sobre 11 encontrados.
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Autor: PIRES, Ana Luisa de Oliveira
Título: Formação de formadores : perspectivas europeias / Ana Luisa de Oliveira Pires
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 17 (Janeiro 1996), p. 44-47
Assuntos: Formação de formadores / Formação inicial / Formação profissional contínua / Gestão de recursos humanos / Qualificações profissionais / União Europeia / CEDEFOP
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PIRES, Ana Luisa de Oliveira
Título: Organizações qualificantes / Ana Luisa de Oliveira Pires
In: Dirigir. - Lisboa. - ISSN 0871-7354. - Nº 40 (Novembro-Dezembro 1995), p.
Sumário ou resumo: Os novos modelos de organização do trabalho e as novas formas de gestão de recursos humanos, conduziram ao reconhecimento e valorização da aprendizagem em situação de actividade profissional. A empresa, através da formação que oferece, desenvolve as aprendizagens individuais e colectivas dos seus funcionários, favorecendo o seu próprio desenvolvimento e evolução. Face à amplitude actual da formação contínua, é preciso que a formação instituida procure articular-se com a formação experimental. Isto implica que o lugar da experiência do adulto na sua formação seja reconhecido.
Assuntos: Organização do trabalho / Formação profissional contínua / Adultos / Empresas / Aprendizagem pela experiência / Polivalência / Organização qualificante
CDU: 371
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PIRES, Ana Luisa de Oliveira
Título: A pedagogia do projecto / Ana Luísa de Oliveira Pires
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 16 (Outubro 1995), p. 4-7
Sumário ou resumo: Assiste-se actualmente à emergência de uma teoria de formação que atribui ao indivíduo que se forme o papel de actor e sujeito da sua própria promoção contestualizada na corrente da educação permanente. As novas correntes educativas, ao valorizarem o papel da autonomia, da iniciativa e da motivação do indivíduo abrem caminho para a implementação de novas práticas de formação dando-se realce neste artigo mais especificamente à pedagogia do projecto.
Assuntos: Projectos de formação / Educação e formação / Psicologia da educação
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PIRES, Ana Luisa de Oliveira
Título: Formar para a criatividade / Ana Luísa de Oliveira Pires
In: Dirigir. - Lisboa. - ISSN 0871-7354. - Nº 37 (Maio-Junho 1995), p. 16-19
Sumário ou resumo: A educação tradicional é criticada por priviligiar na formação dos indíviduos o conformismo e o estereotipado. Assume uma função de reprodução das normas e valores sociais, dando pouca iniciativa nos destinatários da sua acção. O pensamento tradicional valoriza a vertente da crítica, da análise, da lógica, sendo este um pensamento marcado pela racionalidade. Actualmente, este modelo não é por si só suficiente; considera-se que o pensamento criativo tem sido insuficientemente valorizado pela educação/formação.
Assuntos: Criatividade / Formação / Inovações
CDU: 658
OCL: 12.06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PIRES, Ana Luísa de Oliveira
Título: As novas competências profissionais / Ana Luísa de Oliveira Pires
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 10 (Fev.-Mar.-Abr. 1994), p. 4-19
Sumário ou resumo: As modificações económicas e sociais que se têm produzido nas últimas décadas fazem com que cada vez mais haja uma mudança tecnológica a nível empresarial. O desenvolvimento da competitividade nas empresas exije um conjunto de saberes e competências profissionais, que obrigam os indivíduos a uma formação permanente e especializada de modo a ultrapassar as dificuldades do presente. Assim, ao debruçar-se sobre vários trabalhos publicados, o autor considera a competência profissional o maior desenvolvimento. Agrupa-a em categorias distintas e menciona alguns dos seus objectivos mais importantes. Em conclusão aborda-se que na formação das novas competências profissionais, deverá ter-se em conta que o processo é realizado pelo indivíduo, no indivíduo, dado que são sempre as suas competências pessoais que são desenvolvidas.
Assuntos: Necessidades de formação / Novas tecnologias / Qualificações profissionais / Níveis de qualificação / Formação profissional contínua / Formação-desenvolvimento / Saber fazer / Desenvolvimento individual / Desenvolvimento da carreira / Portugal
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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