O presente documento visa dar a conhecer os primeiros resultados do estudo do Sector da Cerâmica em Portugal.
Analisa o peso deste sector na economia portuguesa, os empregos e as competências requeridas e desejáveis.
Pretende construir referenciais que façam uma opção preventiva e prospectiva do estudo dos empregos e das competências e produzir informação útil e oportuna no sentido de reorientar a oferta de formação, fornecendo aos actores sectoriais instrumentos e pistas para uma intervenção estratégica.
O presente documento, apresenta os primeiros resultados, ainda parciais, do estudo sectorial da metalurgia e metalomecânica efectuado pelo INOFOR.
Caracteriza e apresenta as delimitações do sector e analisa a estrutura das qualificações da mão-de-obra.
Em relação à estrutura profissional, esta apresenta-se dividida em duas partes distintas, uma para a metalomecânica e outra para a metalurgia uma vez que o processo produtivo é distinto.
Apresenta uma relação das «profissões em crescimento» nas áreas de Sistemas Informáticos de Apoio ao Projecto (CAD/CAM), Comercial e de Marketing, Qualidade e Produção (CNC). São igualmente referidas as «profissões em transformação» e as «profissões em regressão».
É analisada a imagem do sector na dimensão dos recursos humanos ao nível do recrutamento, selecção e formação.
Por último são referidas algumas das principais necessidades de formação sentidas pelas empresas.
O presente estudo tem por objectivo apresentar uma caracterização sócio-económica e técnico-organizacional do sector do vestuário, tendo em vista a análise das qualificações e o diagnóstico de necessidades de formação. Os resultados obtidos traduzem: "o diagnóstico do sector no que respeita ao emprego, às suas opções em termos de estratégias de mercados e produtos, dos modelos organizacionais, das configurações tecnológicas e da gestão de recursos humanos e respectivas repercussões sobre as qualificações e as competências; os cenários de evolução destes factores (...); a construção dos perfis profissionais, tendo por base os empregos actuais e os empregos-alvo; o levantamento e análise sumária da rede formativa disponível; a identificação das necessidades de formação a curto, médio e longo prazo; a identificação de outras intervenções necessárias para (...) aumentar a competitividade do sector".