CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "CL 06.06" + "CL 06.06$" Resultados de 56 a 60 sobre 153 encontrados.
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Autor: WITTORSKI, Richard
Título: Evolution de la formation et transformation des compétences des formateurs / Richard Wittorski
In: Éducation Permanente. - Paris. - ISSN 0339-7513. - Nº 132 (1997), p. 59-72
Assuntos: Formação profissional / Organização qualificante / Tipos de formação / Formadores / Competências / Formação na empresa / Tutoria
CDU: 377
OCL: 06.06.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR
Título: Formação contínua de pessoal docente e não docente do ensino superior
In: Agenda União Europeia. - Lisboa. - Vol. 2, nº 2 (1998), p. 39-40
Sumário ou resumo: Um dos objectivos do Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal PRODEP II, no âmbito do II Quadro Comunitário de Apoio, é o de promover os recursos humanos como instrumento de desenvolvimento para a melhoria da Educação. Na vertente Fundo Social Europeu, o PRODEP II, integra a Medida 2/Acção 2.1 que visa o apoio à formação contínua de docentes. A coordenação desta Medida é assegurada por uma equipa de projecto designada por Equipa FOCO. Este artigo apresenta graficamente a inserção da Medida 2/FOCO no actual organograma do PRODEP II e a distribuição dos docentes formandos (nível de ensino/áreas de formação) dos projectos financiados no âmbito da formação contínua não especializada (dados relativos a 1998).
Assuntos: Formação de professores / Formação profissional contínua / Quadro comunitário de apoio / Fundo Social Europeu / Programa PRODEP
CDU: 37.01
OCL: 06.06.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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CAPITAL DE TEMPS DE FORMATION
Título: Capital de temps de formation : un nouveau dispositif à mi-chemin entre plan et CIF : dossier
In: Entreprises Formation. - Paris. - ISSN 0765-5762. - Nº 104 (Décembre 1997), p. 23-33
Assuntos: Empresas / Formação / Necessidades de formação / Duração da formação
CDU: 377
OCL: 06.06.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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Autor: ALMEIDA, Maria Helena
Título: A função formador / Maria Helena Almeida
In: Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Ano 1, nº 2 (Julho-Agosto-Setembro 1996), p. 29-32
Sumário ou resumo: Este artigo enuncia os princípios essenciais para o desempenho das funções do formador, nomeadamente, as funções do planeamento, animação e avaliação. A autora especifica cada uma destas funções e enumera, ainda, algumas regras que o formador deve aplicar no desempenho das suas funções, isto é, o formador deve em conta a realidade vivida pelos formados; as características do grupo; os métodos e os instrumentos pedagógicos mais eficazes; o estilo de animação mais eficaz; controlar a eficácia pedagógica da formação; ter uma postura adequada; comunicar com os participantes, entre outras.
Assuntos: Formadores / Formação de formadores / Pedagogia
CDU: 371
OCL: 06.06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: RIBEIRO, Florbela Lopes
Título: Avaliação contínua de docentes : o que vai mudar? / Florbela Lopes Ribeiro
In: Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Ano 1, nº 2 (Julho-Agosto-Setembro 1996), p. 17-22
Sumário ou resumo: Neste artigo comenta-se a legislação em vigor no âmbito da formação contínua de professores. A autora aborda, entre outros, o Decreto-Lei nº 249/92 de 9 de Novembro, que estabelece o Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, com o objectivo de dar a conhecer as alterações previstas no Decreto-Lei nº 207/96 de 2 de Novembro, revogando o primeiro. Nos Centros de Formação de Associações de Escolas as alterações registam-se a dois níveis: na definição dos objectivos e competências e ao nível dos órgãos de direcção e gestão.
Assuntos: Formação de professores / Formação profissional contínua / Legislação sobre formação
CDU: 371
OCL: 06.06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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