CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "CL 06.06" + "CL 06.06$" Resultados de 61 a 65 sobre 153 encontrados.
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Autor: LOPES, Albino
Título: Formação de formadores à distância : estudo de caso / Albino Lopes, Maria Helena Antunes
In: Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Ano 1, nº 1 (Abril 1996), p. 59-68
Assuntos: Formação de formadores / Ensino à distancia / Necessidades de formação / Eficácia da formação
CDU: 37
OCL: 06.06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Antunes, Maria Helena, co-aut.



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Autor: CLAUDINO, Adelaide
Título: Stress profissional dos formadores de pessoas com deficiência mental / Adelaide Claudino
In: Integrar. - Lisboa. - ISSN 0872-4865. - Nº 12 (Janeiro-Abril 1997), p. 46-49
Sumário ou resumo: Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre o stress dos formadores de jovens com deficiência intelectual. A escassez da literatura encontra sobre estes profissionais provocou uma análise empírica, bem como, uma análise conceptual da temática em estudo regular. Neste sentido salienta-se a presença de factores cognitivos e organizacionais no stress e satisfação profissional dos formadores. O stress profissional dos formadores de pessoas com deficiência resulta de múltiplos factores (individuais, psicossociais e organizacional). Ao nível das aplicações práticas dever-se-ão identificar quatro populações alvo: os formadores, cada um deverá ser responsável pela identificação dos factores potencialmente causadores de stress; os directores/gestores das entidades de formação, sugere-se o desenvolvimento de estratégias de prevenção, através da promoção de actividades preventivas de stress; o governo central e local, estudo dos efeitos da implementação de políticas de educação/formação; e por último, a formação de formadores, incluir nos conteúdos programáticos, a antecipação de factores que possam contribuir para o stress e fornecer instrumentos didácticos de diferentes mecanismos de redução de stress para que possam escolher o mais indicado.
Assuntos: Formadores / Pessoas com deficiência / Stresse / Doenças profissionais
CDU: 37.01
OCL: 06.06.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: COSTA, Mário Júlio de Almeida
Título: Reconhecimento de diplomas e títulos profissionais brasileiros / Mário Júlio de Almeida Costa, José Gabriel Queiró
In: Revista de Direito e de Estudos Sociais. - Lisboa. - ISSN 0870-3965. - Vol. 38, nº 1-2-3-4 (Janeiro-Dezembro 1996), p. 385-404
Assuntos: Diplomados de ensino superior / Certificação / Equivalência de diplomas / Portugal / Brasil
CDU: 377
OCL: 06.06.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Queiró, José Gabriel



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Autor: MILLET, Jean-Frédéric
Título: L'indemnité de départ à la retraite des maitres de l'enseignement privé : tribunal administratif de mantes du 27 juin 1996 / Jean-Frédéric Millet
In: Droit Social. - Paris. - ISSN 0012-6438. - Nº 12 (Décembre 1996), p. 1038-1044
Assuntos: Professores / Ensino particular / Reforma / Aspectos jurídicos / França
CDU: 331.057.4
OCL: 06.06.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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Autor: PORTUGAL. Instituto do Emprego e Formação Profissional. Departamento de Formação Profissional. Direcção de Serviços de Desenvolvimento Curricular
Título: Formação pedagógica inicial de formadores : referencial básico / Direcção de Serviços de Desenvolvimento Curricular [do] Departamento de Formação Profissional [do] Instituto do Emprego e Formação Profissional
Publicação: [Lisboa] : IEFP, 1997
Descrição física: 54 f. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O referencial apresentado visa contribuir para o aperfeiçoamento da qualidade da formação profissional através da aquisição e desenvolvimento das competências dos formadores no domínio pedagógico-didáctico. O formador deverá ser capaz de situar o papel do formador e contribuir para o desenvolvimento do sistema de formação onde desenvolve a sua actividade. Cabe ao formador a definição do perfil desejável de competências, a preparação, desenvolvimento e avaliação da formação.
Assuntos: Formação de formadores / Qualificações profissionais / Qualidade da formação / Material didáctico / Portugal
CDU: 371
OCL: 06.06
Cota: 26135 MESICT 26135
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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