CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "CL 06.06" + "CL 06.06$" Resultados de 66 a 70 sobre 153 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: DUARTE, Acácio Ferreira
Título: Manual de apoio à formação de gestores de formação / Acácio Ferreira Duarte ; [colaboração técnica do] Centro Internacional de Formação da OIT de Turim
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1997
Descrição física: 1 pasta (7 doc.) ; 33 cm
Colecção: (Desenvolvimento de recursos humanos para a formação)
Sumário ou resumo: Este manual foi concebido como material de apoio à formação presencial, resulta de uma experiência com formadores dos sistemas de formação dos PALOP no Centro Internacional de Formação da OIT em Turim e no Instituto do Emprego e Formação Profissional, em Portugal.
É composto por quatro unidades didácticas que visam o desenvolvimento das competências do formador de formadores. As unidades compreendem os seguintes temas: dinamização do sistema de formação; concepção de programas de formação pedagógica; concepção de audiovisuais e outros recursos didácticos e coordenação e gestão de programas de formação pedagógica. A quinta unidade: "animação de cursos de formação pedagógica de formadores" destina-se a ser aplicada com terceiros, constitui um "modelo" auxiliar de desenvolvimento integral de um curso de formação pedagógica inicial de formadores.
Notas gerais: Co-financiado pela União Europeia
ISBN: ISBN 972-732-358-8
Nº do Depósito Legal: PT|108-232/97
Assuntos: Formação de formadores / Formação inicial / Material didáctico / Manuais para formadores / Portugal
CDU: 371
OCL: 06.06
Cota: 26137 MESICT 26137
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Centro Internacional de Formação de Turim, colab.



Marcar

PERCURSOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Título: Percursos de formação e desenvolvimento profissional / org. Idália Sá-Chaves
Publicação: Porto : Porto Editora, 1997
Descrição física: 160 p. ; 25 cm
Colecção: (CIDINE ; 3)
Sumário ou resumo: Esta monografia, embora esteja centrada preferencialmente na formação profissional de professores, aborda muitos outros aspectos directa ou indirectamente relacionados com a formação profissional, tais como: referências a estudos sobre o papel do educador no desenvolvimento formativo de crianças em situação de creche, a activação dos processos de transição ecológica entre ser aluno e ser professor; a capacidade auto e heteroformativa dos professores em formação contínua e sobre a relação entre a autonomia pessoal que resulta do desenvolvimento da maturidade e a competência e o desempenho profissional. Este documento reúne, ainda, textos sobre modelos de formação de adultos e textos relacionados com o aspecto pessoal da construção do conhecimento científico e pedagógico pelos professores e educadores. O livro termina com uma análise de base psicanalítica, em que se discute a presença do inconsciente na relação de formação e as suas implicações relativamente ao poder e à ética presentes nos contextos de formação de professores.
ISBN: ISBN 972-0-34723-6
Assuntos: Formação de professores / Educadores de infância / Formação profissional contínua / Educação de adultos / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.06
Cota: 26127 MESICT 26127
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Sá-Chaves, Idália, org.



Marcar

POINT-RECHERCHE
Título: Point-recherche : l'écriture formatrice
In: Entreprises Formation. - Paris. - ISSN 0765-5762. - Nº 96 (Octobre 1996), p. I-VIII
Assuntos: Formadores / Aperfeiçoamento profissional / França
CDU: 377
OCL: 06.06.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



Marcar

Autor: CARIA, Telmo Humberto L.
Título: As políticas educativas e a mente cultural dos professores / Telmo Humberto L. Caria
In: Economia e Sociologia. - Évora. - ISSN 0870-6026. - Nº 62 (1996), p. 81-92
Assuntos: Ensino básico / Reforma do ensino / Pessoal docente / Grupos profissionais / Aspectos sociológicos / Portugal
CDU: 371.213
OCL: 06.06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: MACHADO, Constança Gomes
Título: Ser professor num contexto de mudança : reflexão sobre o mal-estar docente / Constança Gomes Machado
In: Economia e Sociologia. - Évora. - ISSN 0870-6026. - Nº 63 (1997), p. 5-15
Assuntos: Pessoal docente / Motivação / Formadores / Formandos / Aspectos sociológicos
CDU: 371.213
OCL: 06.06.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar