Quem eram os jovens que frequentaram o 9º ano de escolaridade e saíram do sistema de ensino em 1984/85? Com que nível de reprovações? Porque abandonaram a escola? Frequentaram a formação profissional? Qual a utilidade da escola e/ou da formação profissional no emprego actual? Quanto tempo levaram para encontrar o primeiro emprego? Que obstáculos surgiram aquando da obtenção de emprego? Em que tipo de empresas trabalharam? Estas foram algumas das questões a que se tentou responder, a partir de dados recolhidos por inquérito postal, analisados e publicados neste trabalho.
Conhecer e compreender o problema do abandono de estudos, são aspectos essenciais para se poder estabelecer uma estratégia, quer de prevenção de futuros abandonos, quer de intervenção junto dos que abandonaram a escola antes de tempo. Quantos são os alunos que deixam o sistema escolar obrigatório? É indispensável a resposta fornecida pelos dados estatísticos relativos a cada nível escolar. Mas também convém saber quem sai da escola. Só a identificação das suas características e das razões subjacentes à sua decisão permitiral esboçar um plano de acção.