CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "CL 06.07" + "CL 06.07$" Resultados de 96 a 100 sobre 241 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: PORTUGAL. Instituto do Emprego e Formação Profissional. Departamento de Formação Profissional
Título: Formação pedagógica inicial de formadores / Departamento de Formação Profissional [do] Instituto do Emprego e Formação Profissional
Publicação: Lisboa : IEFP, [1998]
Descrição física: 9 p. ; 25 cm
Sumário ou resumo: Este guia tem como objecto potenciais formadores e todos aqueles que pretendam frequentar o curso de formação pedagógica inicial de formadores ministrado pelo IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional). Fornece informações importantes no âmbito da formação de formadores: descreve a profissão formador, os requisitos exigidos e desejáveis, as competências de natureza psicossocial e técnico-pedagógicas, a avaliação da aprendizagem e, finalmente, a certificação das competências.
Faz o enquadramento legal relativamente ao exercício da profissão e obtenção do certificado de aptidão de formador.
Assuntos: Formação de formadores / Cursos de formação / Competências profissionais / Avaliação da formação / Certificação / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.07
Cota: 26135 MESICT 26441
26135 MESICT 26510
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

PROGRAMA ADAPT
Título: Programa ADAPT : Projecto ETTNA : relatório de actividades 97/98
Publicação: Setúbal : Escola Profissional de Setúbal, [1998]
Descrição física: [28] f. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O projecto ETTNA - European Trainer of Trainers Network Action visou a organização de formação de formadores à medida em áreas avançadas, dando respostas às necessidades sentidas pelos formadores das organizações presentes nesta parceria transeuropeia. A gestão de uma rede local em simultâneo com a gestão de uma rede transnacional; a diversidade e âmbito geográfico das instituições participantes na rede local; os diversos produtos finais (seminários, cursos, manuais); a utilização de novas tecnologias e as metodologias adoptadas aos novos recursos (videoconferência e formação à distância) caracterizam este projecto como inovador.
Assuntos: Formação de formadores / Formação modular / Formadores / Tecnologia / Iniciativa ADAPT / Portugal
CDU: 371
OCL: 06.07
Cota: 26423 MESICT 26423
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

PROJECTO DITRA
Título: Projecto DITRA : memória descritiva do projecto
Publicação: Setúbal : Escola Profissional de Setúbal, [1998]
Descrição física: [16] p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Apresenta-se a memória descritiva do projecto "Perfil Europeu do Formador à Distância" que, no âmbito do programa Leonardo Da Vinci, reuniu diversas instituições numa parceria transeuropeia. Dos objectivos deste projecto destacam-se o desenvolvimento de um inventário relativo à tecnologia em que assenta a formação à distância e às metodologias de cada organização parceira, bem como a sua planificação neste domínio para os próximos anos; a determinação do perfil profissional de um formador de formação à distância; a definição do currículo de formação para formadores e dos domínios onde o formador à distância tem carências para suporte da sua actividade.
Resultou deste projecto a descrição do perfil profissional do formador à distância, o programa de formação adequado ao perfil e uma listagem de especialistas por país para cada uma das áreas do perfil.
Assuntos: Perfis dos formadores / Ensino à distancia / Perfis profissionais / Parceria
CDU: 371
OCL: 06.07
Cota: 26422 MESICT 26422
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: FREITAS, João Abel de
Título: A indústria e a dinâmica das profissões / João Abel de Freitas
In: Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Ano 1, nº 2 (Julho-Agosto-Setembro 1996), p. 47-50
Sumário ou resumo: Num contêxto de mudança sócio-económica, para que as empresas portuguesas consigam acompanhar a evolução tecnológica e as mudanças em termos de gestão organizacional, o ensino e a formação profissional nos seus diferentes domínios merece uma profunda reflexão, o lançamento de uma estratégia e uma forte interacção empresas/centros de formação.
Assuntos: Relação escola-empresa / Formação do pessoal / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.07.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: RASCÃO, José Poças
Título: Gestão pessoal : a formação profissional do formador / por José Poças Rascão
In: Semanário Económico, Supl.. - Lisboa. - (28 Nov. 1997), [8] f.
Sumário ou resumo: Este artigo apresenta algumas considerações sobre o papel do formador, a formação profissional do formador e a avaliação da formação. O autor considera que "o ensino é um processo de interacção no qual as atitudes e relações interpessoais constituem um elemento fundamental" pelo que "o formador tem de ser permanentemente um investigador de ensino... que experimenta e aplica princípios pedagógicos".
Assuntos: Formação de formadores / Formação profissional contínua / Avaliação da formação
CDU: 371
OCL: 06.07
Cota: 26328 MESICT 26328
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar