Compilação de comunicações apresentadas no Seminário por actores significativos a nível europeu no domínio da formação de formadores e de proveniência institucional diversa. As comunicações oferecem uma troca de informação sobre as actividades nesta matéria, as inovações ligadas à evolução da formação e seus actores, as técnicas e métodos empregues na formação de adultos, bem como a análise de diversos aspectos da problemática em apreço.
Definição de método pedagógico e da sua importância numa relação de formação harmoniosa envolvendo o formando, o formador e o objectivo de formação. Caracterização dos diferentes métodos e técnicas pedagógicas e considerações sobre a escolha do método adequado à formação. Referência às novas tecnologias e conclusão final sobre a necessidade de ponderação cuidadosa dos responsáveis pela formação na escolha do método a utilizar.
Listagem de Escolas Profissionais organizada por distritos e relativa ao ano escolar 1992/93. Faz-se referência aos cursos ministrados na maioria destas escolas, bem como aos níveis de qualificação conferidos.
Formar. - Lisboa. - Nº 7 (Ag.-Set.-Out. 1992), p. 28-31
Sumário ou resumo:
Este artigo destina-se a formadores e contém sugestões de orientação no desenvolvimento do seu trabalho com estagiários. Define o que é estágio e indica os seus objectivos detendo-se na descrição dos seus vários aspectos: programação das actividades, duração, integração do estagiário em trabalhos da instituição hospedeira, sua participação em reuniões técnicas, visitas de estudo e acções de formação. Refere aspectos relativos à organização do estágio e à sua avaliação e certificação.