CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "CL 06.07.1" + "CL 06.07.1$" Resultados de 51 a 55 sobre 130 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: RASETH, António
Título: O perfil e funções do formador / António Raseth
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1991
Descrição física: 31 p. ; 21 cm
Colecção: (Formar pedagogicamente ; 17)
Sumário ou resumo: Descrição do perfil e competências do formador e das suas funções específicas. Este módulo tem por finalidade levar os formadores a uma reflexão sobre o papel que desempenham, a qual poderá constituir o ponto de partida para delinear o seu plano de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal.
ISBN: ISBN 972-9003-08-0
Assuntos: Formação de formadores / Perfis dos formadores / Qualificações / Planeamento da formação / Objectivos da formação / Aprendizagem / Formadores-formandos / Metodologia / Portugal / Formadores / Formação profissional
OCL: 06.07.1
Cota: 21643 MESICT 21643
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PINTO, Avelino
Título: A dinâmica do relacionamento interpessoal : roteiro de animação pedagógica / Avelino Pinto
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1991
Descrição física: 46 p. ; 21 cm
Colecção: (Formar pedagogicamente ; 16)
Sumário ou resumo: Baseando-se na experiência e nas trocas de pontos de vista com outros formadores, este caderno faculta ao leitor/animador/pedagógico um conjunto organizado de conteúdos temáticos sobre a "Dinâmica do Relacionamento Interpessoal", e um roteiro de animação pedagógica que abrange algumas técnicas pedagógicas que pretendem recriar uma situação, favorecer a expressão individual e grupal e a procura de soluções (mudanças) a nível comportamental. Para além da área cognitiva e do aspecto cultural, importa reflectir sobre a experiência e encontrar novos modos de relacionamento humano. As técnicas procuram facilitar essa passagem enquanto, através da vivência duma situação criada, se pode explicitar algo do que se passa dentro da pessoa e do grupo e se torna necessário desocultar.
ISBN: ISBN 972-9003-42-4
Assuntos: Relações humanas / Comportamento humano / Aprendizagem / Formação de formadores / Formadores-formandos / Métodos pedagógicos / Relações intergrupais / Pedagogia / Animação / Animadores / Guias
OCL: 06.07.1
Cota: 21644 MESICT 21644
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PINTO, Avelino
Título: A dinâmica do relacionamento interpessoal / Avelino Pinto
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1991
Descrição física: 31 p. ; 21 cm
Colecção: (Formar pedagogicamente ; 12)
Sumário ou resumo: Com esta reflexão pretende-se facilitar o papel do formador no seu relacionamento com o formando/grupo, num contexto de inovação e mudança. São abordados vários aspectos ligados ao relacionamento interpessoal, nomeadamente: análise da personalidade humana na relação com os outros, as tensões do relacionamento humano, a dinâmica do comportamento humano, o papel do formador enquanto facilitador do relacionamento interpessoal.
ISBN: ISBN 972-9003-20-3
Assuntos: Relações humanas / Comportamento humano / Aprendizagem / Formação de formadores / Formadores-formandos / Portugal
OCL: 06.07.1
Cota: 21648 MESICT 21648
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: MÃO DE FERRO, António
Título: O método expositivo / António Mão de Ferro
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1991
Descrição física: 24 p. ; 21 cm
Colecção: (Formar Pedagogicamente ; 11)
Sumário ou resumo: Com a finalidade de possibilitar ao formador, na sua prática pedagógica, uma correcta utilização do Método Expositivo, faz-se a sua definição, descrevem-se as suas principais características e as suas vantagens e desvantagens, ao mesmo tempo que se apresentam sugestões de actuação que vão facilitar a formação e despertar o interesse dos formandos, tornando o referido método aliciante.
ISBN: ISBN 972-9003-17-3
Assuntos: Formação de formadores / Formadores-formandos / Métodos pedagógicos / Portugal
OCL: 06.07.1
Cota: 21649 MESICT 21649
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: GAMA, Maria João
Título: A integração curricular da informática nas Escolas Profissionais / Maria João Gama, José Manuel Moreira
In: Boletim de Informação GETAP. - Porto. - ISSN 0871-4746. - Nº 13 (Dez. 1991), p. 9-15, 19-22
Sumário ou resumo: Estuda-se a frequência, por áreas de formação e por regiões, das Escolas Profissionais e do Ensino Técnico Profissional. Faz-se o estudo comparativo da forma como, nas diferentes áreas de formação é introduzida a informática em cada área de formação relacionando esse peso com o nível de qualificação profissional prosseguido pelas formações.
Assuntos: Informática / Escolas profissionais / Ensino profissional / Programa de estudos / Ofertas de formação / Sistemas educativos / Qualificações profissionais / Gráficos / Portugal
OCL: 06.07.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Moreira, José Manuel



Marcar