CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "CL 06.07.1" + "CL 06.07.1$" Resultados de 66 a 70 sobre 130 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: DUARTE, Acácio
Título: O diagnóstico das necessidades de formação de um sector
Publicação: Lisboa : [IEFP], 1991
Descrição física: p. 085-098
In: Encontro de Formadores sobre Diagnóstico de Necessidades de Formação Profissional, Lisboa, 29 e 30 de Novembro de 1990
Sumário ou resumo: Neste estudo são apresentados alguns pontos a ter em consideração no diagnóstico de necessidades de formação para o sector do turismo como por exemplo : a necessidade de mudança de atitudes relativamente ao planeamento da oferta de formação profissional em Portugal ; o conceito de diagnóstico de necessidades de formação sectorial tem de ter em conta uma qualificação profissional"acelerada "e uma qualificação profissional de longa duração num contexto europeu ; a identificação e delimitação do objecto de análise, i.e. "sector de actividade economica" e "campo ou área ocupacional"; necessidade de recurso a um amplo e diversificado conjunto de informações de base para se proceder à análise dos dados relativos à procura e oferta de formação.
Assuntos: Formação de formadores / Turismo / Necessidades de formação / Ofertas de formação / Planeamento / Recolha de dados / Seminários / Portugal
OCL: 06.07.1
Cota: 20420 MESICT 20420
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: PEREIRA, Arménio
Título: O método demonstrativo
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1990
Descrição física: 56 p.
Colecção: (Aprender ; 6)
Sumário ou resumo: Em pedagogia, um dos métodos possíveis é o método demonstrativo. Com este trabalho, os autores procuram dar a conhecer ao formador, em situação de aprendizagem, o que é este método e quando se deve utilizá-lo para facilitar a comunicação entre formador/formando. Assim, são transmitidos diversos conhecimentos, tais como: como se deve proceder para preparar correctamente uma sessão; a importância da motivação na aprendizagem; importância da perfeição no trabalho para o bom exíto do papel do formador; vantagens e desvantagens do método.
Assuntos: Formação de formadores / Métodos pedagógicos / Portugal
OCL: 06.07.1
Cota: 20829 MESICT 20829
Tipo de documento: Texto impresso

Outro(s) autor(es) : ROCHA, José Eduardo



Marcar

LES UNIVERSITÉS D'ENTREPRISE
Título: Les universités d'entreprise
In: Problemes Economiques, Paris, (2184) Juillet 1990, p. 9-14
ISSN: 0032-9304
Assuntos: Relação empresas-universidades / Cultura organizacional / Gestão previsional
OCL: 06.07.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: OKUDA, Kenji
Título: L'ouvrier qualifie a l'ere de la mecatronique : bricoleur et artisan
In: Sociologie du Travail, Paris, (1) 1991, p. 149-161
ISSN: 0038-0296
Assuntos: Relação empresas-universidades / Qualificação-novas tecnologias / Desenvolvimento industrial / Formação técnica / Tecnologia de ponta / Gestão da formação / Japão
OCL: 06.07.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: VIEGAS, Maria
Título: Monitor Bernardino Pedroso Nunes
In: Formar - Revista dos Formadores, Lisboa, (1) Outubro 1990, p. 21-23
Sumário ou resumo: Nesta pequena entrevista um antigo canalizador descreve-nos como foi feita a sua formação antes de começar a monitorar, na época em que o IEFP recrutava os primeiros monitores no quadro da formaçao profissional em Portugal, qual o subsídio atribuído então aos formandos, e como os empresários encaravam os primeiros estagiários saídos dos Centros de Formação Profissional.
Assuntos: Formação de formadores / Canalizadores / Formação acelerada / Duração da formação / Financiamento da formação / Portugal
OCL: 06.07.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar