CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "CL 06.09.1" + "CL 06.09.1$" Resultados de 66 a 70 sobre 288 encontrados.
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Autor: SEYS, Yves
Título: Conséquences de la décentralisation : Region Centre / Yves Seys
In: Actualité de la Formation Permanente. - Paris. - ISSN 0397-331X. - Nº 130 (Mai-Juin 1994), p. 13-18
Assuntos: Descentralização / Formação de jovens / França
CDU: 377
OCL: 06.09.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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Autor: PEDROSO, Paulo
Título: Formação em alternância : analisar os conceitos, orientar as práticas / Paulo Pedroso
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 17 (Janeiro 1996), p. 6-16
Sumário ou resumo: Este artigo clarifica noções e reflecte sobre a formação em alternância, partindo da experiência alemã com o sistema dual. Nos anos oitenta com o crescimento do desemprego de jovens houve necessidade de uma aproximação entre a formação e o emprego. A formação em alternância exige dos agentes envolvidos em cada contexto de formação, um elevado grau de especialização e o conhecimento mútuo das esferas de competência. O artigo apresenta um quadro com os modelos pedagógicos da formação em alternância: alternância implícita, estágios de aplicação prática de conhecimentos, alternância justaposta, alternância por associação, articulação de componentes; alternância interactiva.
Assuntos: Formação profissional / Formação alternada / Sistema dual / Desemprego de jovens / Formação-emprego
CDU: 331
OCL: 06.09.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: DRAKE, Keith
Título: Financing continuing training : what are the lessons from international comparison? / Keith Drake, Jean-François Germe ; edited by European Centre for the Development of Vocational Training
Publicação: Berlin : Cedefop, 1995
Descrição física: III, 147 p. ; 30 cm
Colecção: (Cedefop Panorama)
Notas gerais: Synthesis report. Existe em françes: Le financement...
Assuntos: CEDEFOP / Financiamento da formação / Formação profissional contínua / Papel da formação / Qualificações profissionais / Política de formação / Sistemas de formação / Organização do trabalho / Formação inicial / Formação na empresa / Programa FORce / Relatórios / Análise comparativa / Países CE
OCL: 06.09.1
Cota: 23807 CEDO MESICT 24866
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Alemanha

Outro(s) autor(es) : GERME, Jean-François
Cedefop, ed. lit.



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Autor: FALCÃO, Luísa
Título: AESE : para uma formação contínua dos gestores do topo / Luísa Falcão
In: Dirigir. - Lisboa. - ISSN 0871-7354. - Nº 38 (Julho-Agosto 1995), p. 12-15
Sumário ou resumo: A AESE - uma escola de direcção e negócios para "gestores de topo" foi fundada pela Associação de Estudos Superiores de Empresa. Há quinze anos que forman quarenta e cinquenta gestores em programas de seis meses. A metodologia emprega é o estudo de casos, feitos individualmente pelos formandos antes das sessões de formação, onde são discutidos. Incidem nos domínios financeiro, comercial, ético, etc. Os formadores têm recebido uma formação contínua, dada em parte no estrangeiro [universidades de Havard e de Navarra]. A AESE vai agora alargar a sua formação às PME para as quais elaborou o SAGI - o "Seminário Avançado de Gestão Industrial" - cuja metodologia será igual à por ela utilizada.
Assuntos: Formação profissional contínua / Gestores / Estudo de caso / Metodologia
CDU: 377
OCL: 06.09.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: ALVES, Rui
Título: Programa PETRA II : jovens alentejanos no País de Gales / Rui Alves
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 16 (Outubro 1995), p. 40-47
Sumário ou resumo: Formar profissionalmente jovens, na sua maioria provenientes da área geográfica do Baixo Alentejo, zona de cultura extensíveis de cereais e de agropastoricia, a que podemos acrescentar alguma tradição mineira, e a actividade do Centro de Formação Profissional de Aljustrel. Perante as dificuldades de inserção no mercado de trabalho tentou o Centro acima referido criar complementos de formação que pudessem de alguma forma atenuar a perante situação. É neste contexto que, para além de outras iniciativas, se procurou estabelecer e pela primeira vez um intercâmbio de jovens ao abrigo do Programa PETRA II. O projecto, com uma duração de três semanas, insere-se na área das prioridades transversais definidas pelo programa de acção do Programa PETRA II, para o ano operacional de 1994-1995, mais concretamente, está centrado no conhecimento do Ambiente (Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho).
Assuntos: Formação de jovens / Centros de formação / Indústria da construção / Planos de acção / Programa PETRA / Reino Unido / Portugal
OCL: 06.09.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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