CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "CL 06.09.2" + "CL 06.09.2$" Resultados de 76 a 80 sobre 174 encontrados.
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Autor: JOBERT, Guy
Título: La formation intégrée à la production : une réponse aux difficultés d'adaptation de la main-d'oeuvre aux technologies nouvelles / Guy Jobert
In: Problèmes Économiques. - Paris. - ISSN 0032-9304. - Nº 2034 (Juillet 1987), p. 7-11
Assuntos: Formação-produção / Adaptação dos trabalhadores / Nova organização do trabalho / Flexibilidade da formação
OCL: 06.09.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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Autor: LOPES, José Manuel da Silveira
Título: Educação e emprego : o início da vida profissional / José Manuel da Silveira Lopes
In: Pessoal. - Lisboa. - ISSN 0870-3027. - Nº 61 (Maio-Junho 1993), p. 16-21
Sumário ou resumo: O conhecimento mútuo da empresa e da escola, indispensável para uma boa integração na vida profissional, é deficiente no nosso país. Os sistemas escolar e empresarial apresentam vários obstáculos à adaptação ao mundo do trabalho, dos jovens formados pela escola. Essas dificuldades podem superar-se de diversos modos, entre os quais a adaptação de mecanismos de aproximação entre as escolas e as empresas e a avaliação do desempenho escolar por entidades independentes de umas e de outras. As empresas devem favorecer a integração dos jovens trabalhadores por uma gestão adequada dos recursos humanos, que valorize o papel das pessoas na estratégia empresarial.
Assuntos: Informação profissional / Orientação profissional / Avaliação do desempenho / Ofertas de formação / Perfis profissionais / Perfis de formação / Qualificações profissionais / Inserção profissional / Experiência profissional / Portugal
OCL: 06.09.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: ALVES, Vasco M. C.
Título: Ensino recorrente e formação profissional / Vasco M. C. Alves
In: Revista Educação. - Porto. - ISSN 0871-6412. - Nº 5 (Novembro 1992), p. 68-70
Sumário ou resumo: O ensino recorrente visa dar uma segunda oportunidade aos que não frequentaram em idade normal o ensino regular e pretendem manter um posto de trabalho, ser serem reintegrados na vida activa, etc. A formação profissional inserida no ensino recorrente integra-se num objectivo de formação global, na qual a formação geral é indispensável e destina-se a alunos com dificuldades de aprendizagem sendo alguns dos cursos realizados nos locais de trabalho. Este tipo de ensino deve ter em conta os diversos problemas que podem impedir os formandos de progredirem nas suas carreiras.
Assuntos: Educação permanente / Formação nos postos de trabalho / Dificuldade de aprendizagem / Perspectivas de carreira / Portugal
OCL: 06.09.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. NACEM - Núcleo de Apoio à Concretização da Estrutura Modular
Título: Estrutura modular nas escolas profissionais / Núcleo de Apoio à Concretização da Estrutura Modular [do] Ministério da Educação
Publicação: Porto : ME. GETAP, 1993
Descrição física: 146 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Na parte I desta publicação, após referência às grandes finalidades da educação no mundo tecnológico e profissional, abordam-se as grandes opções, os princípios orientadores e os critérios de enquadramento curricular e pedagógico da Estrutura Modular das Escolas Profissionais (EP's); a parte II contém testemunhos de Escolas Profissionais relativamente a tentativas de concretização da Estrutura Modular.
Assuntos: Formação modular / Escolas profissionais / Aprendizagem / Mudança tecnológica / Níveis de qualificação / Sistemas educativos / Avaliação da formação / Formadores / Orientação profissional / Portugal
OCL: 06.09.2
Cota: 21383 MESICT 21957
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: TEIXEIRA, Clarisse
Título: A construção participada de um sistema de formação / Clarisse Teixeira
In: Emprego e Formação. - Lisboa. - ISSN 0870-4481. - Nº 19 (Set. 1992), p. 43-55
Sumário ou resumo: Depois de fazer a definição dos objectivos, destinatários, características da aprendizagem e das componentes nucleares que integram o processo formativo, o autor apresenta uma síntese da evolução do sistema de aprendizagem em Portugal que, inspirado em sistemas homónimos de outros países europeus, se foi adaptando progressivamente à realidade nacional, ela própria em constante evolução.
Assuntos: Aprendizagem / Sistemas de formação / Inserção profissional / Formação-emprego / Parceiros sociais / Formação alternada / Formação técnica / Formação prática / Programas operacionais / Níveis de qualificação / Formandos / Gráficos / Portugal
OCL: 06.09.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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