O presente documento caracteriza as noções de «Competência» e «Competência Transversal».
Identifica sete competências transversais que se interrelacionam: recolher, analisar e organizar informação; comunicar ideias e informação; planear e organizar actividades; resolução de problemas; usar técnicas e elementos matemáticos, usar tecnologia; e trabalhar com os outros e/ou em equipa.
Notas gerais:
Projecto Evolução das Qualificações e Diagnóstico das Necessidades de Formação
A presente publicação inclui três textos: «Do Diploma Pessoal à Carteira Pessoal de Competências», «Reconhecimento e Creditação de Saberes» e «O Sistema Nacional de Certificação Profissional», que visam, de uma forma breve, o reconhecimento e validação de competências adquiridas por experiência pessoal e profissional num contexto de educação e formação ao longo da vida.
No presente artigo a formação profissional é apresentada como um valor estratégico na batalha da competência e na mobilização da inteligência. As qualificações e competências, a mobilidade dos indivíduos e da gestão das empresas, o conteúdo e os custos das acções de formação deverão evoluir em função da dimensão europeia do mercado das qualificações. A formação profissional enquanto decisão estratégica deverá ser planificada em sinergia com todas as outras políticas de recursos humanos, numa óptica de gestão de competências, aumentando a produtividade e a inovação adequada às novas organizações do trabalho.