Texto que define um conjunto de princípios e regras como parâmetros de conduta do formador, apresentado na V Conferência Nacional de Formadores pelo Núcleo de Formadores da APG (Associação Portuguesa de Gestão dos Recursos Humanos).
Este estudo tem por objectivo os centros de formação das associações de escolas e as suas práticas no âmbito da formação contínua de professores. O estudo foi realizado através da análise de planos de actividades, dos projectos de formação e das perspectivas dos directores e membros das comissões pedagógicas de 17 centros de formação dos Distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. Realizado numa fase de estruturação destes centros, o estudo já revela concepções e práticas diferenciadas de formação contínua dos professores.
Este artigo sobre a autoformação e o contexto profissional aborda brevemente as seguintes questões: o que é e o que não é a autoformação; as possíveis pré-disposições do indivíduo para a autoformação e as condições susceptíveis de as encorajar; inunciação sumária dos princípios pedagógicos que sustentam práticas de promoção da autoformação na empresa: as suas vantagens para esta e para os trabalhadores. O artigo contém um gráfico sobre a relação entre a capacidade de aprendizagem dos trabalhadores e a insuficiência, sobre esta, do meio de trabalho, assim como uma bibliografia sobre o assunto tratado.