CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "CL 371.3" + "CL 371.3$" Resultados de 11 a 15 sobre 23 encontrados.
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Autor: LAGARTO, José Reis
Título: Formação profissional à distância / José Reis Lagarto
Publicação: Lisboa : Universidade Aberta : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1994
Descrição física: 1076, LIX p. ; 30 cm
Colecção: (Temas educacionais ; 12)
ISBN: ISBN 972-674-134-3
Nº do Depósito Legal: PT|77288/94
Assuntos: Ensino à distancia / Sistemas multimédia / Métodos pedagógicos / Estratégia da aprendizagem / Mudança tecnológica / Sistemas de formação / Formação profissional / Avaliação da formação / Programas comunitários / Portugal
CDU: 371.3
OCL: 06.08
Cota: 25861 MESICT 25861
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: CANDEIAS, Sérgio Pinto Leite
Título: Formação e inserção laboral para jovens presos : unidades capitalizáveis - concepção de Programa de Formação Profissional : relatório final P27 / Sérgio Pinto Leite Candeias, Ana Margarida Rodrigues Gonçalves, António Henrique Silva Leite ; ed. lit. Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça
Publicação: Lisboa : CPJ, [1996?]
Descrição física: 1 vol., (pag. var.) ; 30 cm
Sumário ou resumo: Este relatório reporta-se ao projecto "Unidades Capitalizáveis - Concepção de Programas de Formação", especificamente no que diz respeito à formação e inserção laboral para jovens presos, levado a cabo conjuntamente pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça (CPS) e Instituições Penais de Portugal e Espanha. O objectivo principal foi a definição de um Programa de Formação Profissional em carpintaria, pressupondo uma estrutura programática promotora da auto-aprendizagem e da certificação individual das capacidades técnicas adquiridas, no sentido de proporcionar os níveis de autonomia e auto-estima dos formandos. Seguindo uma metodologia de módulos de unidades capitalizáveis e atendendo aos condicionalismos da formação no meio penitenciário, pretendeu-se, com o programa elaborado, contribuir para a reinserção social e laboral dos reclusos. Com o desenvolvimento desse projecto, concluiu-se pela necessidade de incrementar novas metodologias educativas que sejam ajustadas a realidades tão particulares como as que aqui foram abordadas.
Assuntos: Investigação em formação / Formação de reclusos / Reinserção profissional / Planeamento da formação / Indústria da construção / Aprendiz / Formação-emprego / Carpinteiros / Integração social / Relatórios / Portugal
CDU: 371.3
OCL: 06.08
Cota: 25426 MESICT 25426
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Gonçalves, Ana Margarida Rodrigues, co-aut. / Leite, António Henrique Silva, co-aut.
Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça, ed. lit.



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CHILDREN AS CATALYSTS OF ENVIRONMENTAL CHANGE
Título: Children as catalysts of environmental change : final report / Compil. David Uzzell
Publicação: [S.l.] : European Commission, 1994
Descrição física: 231 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Sob a coordenação da Universidade de Surrey do Reino Unido e juntando parceiros de Portugal, França e Dinamarca, foi desenvolvido um estudo sobre as "Crianças como Catalizadoras de Mudança" na área do ambiente. De acordo com as decisões da World Commission on Environment and Development quanto ao desenvolvimento de uma sociedade ecologicamente equilibrada, visou-se destacar o papel das crianças como principais e mais atentos receptores das mensagens ecológicas. Logo, o que se pretende é apresentar a educação ambiental e o despertar de uma consciência ecológica nas crianças, uma vez garantido o facto de serem elas um veículo fundamental para a disseminação daquelas mensagens. Sendo reconhecido o investimento a fazer na educação das crianças, os objectivos principais da investigação foram, segundo uma ideia de aquisição de conhecimentos que permitem uma competência de acção: examinar os fundamentos psicológicos e sociológicos da atitude ambiental pela averiguação dos conhecimentos, preocupações e acções tanto das crianças como dos seus pais; verificar os processos de transmissão de conhecimentos entre gerações através da transferência das experiências pessoais; conhecer como se processa a aprendizagem em sociedade; desenvolver o conceito de "learning by teaching" em que as crianças aprendem ensinando outras (particularmente os adultos); rever as estratégias iniciadas pelas escolas no sentido da participação organizada das crianças em actividades e intervenções ambientais; identificar o modo de facilitar a aquisição de uma consciência ecológica e, por fim, proceder à elaboração de recomendações ajustadas, dirigidas às entidades governamentais europeias, nacionais e locais, bem como instituições e agentes reguladores, para que ajudem à remoção de todos os constrangimentos, barreiras e preconceitos que impedem o desenvolvimento da dita sociedade ecologicamente equilibrada.
Assuntos: Protecção do ambiente / Ecologia / Crianças / Mudança social / Política do ambiente / Socialização / Dinamarca / França / Reino Unido / Portugal
CDU: 371.3
OCL: 06.08
Cota: 25427 CE MESICT 25427
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

Outro(s) autor(es) : Uzzell, David, compil.



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PROJECTO EMPRESA
Título: Projecto Empresa : iniciativa comunitária NOW : FSE/FEDER, 1993-1995
Publicação: [Lisboa] : FORPESCAS, [1996?]
Descrição física: 1 vol., pag. var. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Tendo em conta o decréscimo nas oportunidades de produção/captura de pescado em águas interiores e costeiras em Portugal, com consequências tanto ao nível social como económico nas regiões em que a actividade piscatória é uma das mais importantes senão a principal. O Forpescas, no âmbito do NOW, desenvolveu um projecto de acção denominado projecto empresa que pretende proporcionar às mulheres pescadoras, as capacidades e os investimentos tendentes à sua autonomização profissional, concretamente nas áreas de produção/captura (curso de construção e reparação de redes de pesca), comercialização (curso de apresentação e comercialização do pescado) e transformação (curso de transformação do pescado/conservas). Concluindo, é um projecto que se destina ao acompanhamento e apoio técnico de iniciativas de criação de pequenas empresas, através do reconhecimento das competências sociais e profissionais de mulheres, seguindo uma metodologia de acompanhamento e assessoria técnica a projectos de autonomia de mulheres com ligação a comunidades piscatórias.
Assuntos: Formação de mulheres / Pesca / Emprego de mulheres / Criação de empresas / Pequenas e médias empresas / Formação de reconversão / Formação de formadores / Relatórios / Programa NOW / Portugal
CDU: 371.3
OCL: 06.08
Cota: 25420 MESICT 25420
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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PROJECTO FORÁGUA
Título: Projecto FORÁGUA : dossier de enquadramento
Publicação: [S.l.] : [s.n.] , [1993?]
Descrição física: 26 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O projecto em causa visou a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos técnicos relacionados com a análise e controlo da qualidade da água, para aplicação em módulos de formação profissional no sector da aquacultura. Pretende-se fomentar a componente de preservação e gestão dos recursos naturais nos módulos cursos sob a responsabilidade do Forpesca. Procedeu-se à adaptação das técnicas utilizadas nas unidades de produção aquícola a processos que permitam minimizar os impactos ambientais negativos. O objectivo fundamental foi a actualização e desenvolvimento de módulos de formação bem como a criação do curso de técnico de ambiente e recursos marinhos.
Assuntos: Formação de especialistas / Necessidades de formação / Formação de formadores / Métodos pedagógicos / Formação inicial / Formação modular / Formação profissional contínua / Formação em cooperação / Avaliação da formação / Recursos naturais / Relatórios / Alemanha / Portugal
CDU: 371.3
OCL: 06.08
Cota: 25421 MESICT 25421
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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