CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "COL Aprender" + "COL Aprender$" Resultados de 11 a 15 sobre 36 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: DANTAS, Dália
Título: Reabilitação, sistema complexo / Dália Dantas, Leonardo Rafael Conceição
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1996
Descrição física: 99 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 28)
Sumário ou resumo: O sistema de reabilitação é constituído por um conjunto de subsistemas com autonomia e identidade própria. Da interacção de todos os subsistemas (Sistema de Saúde; Sistema Educativo; Sistema de Formação Profissional e Emprego, Sistema de Segurança Social, etc.), integrados numa estrutura coerente, articulada e hierarquicamente ordenada, depende a unidade do Todo.
Ao nível do subsistema da reabilitação profissional e tendo como objectivo final a integração sócio-profissional dos formandos como também por um conjunto de variáveis de carácter social, como por exemplo, programas de formação profissional que compatibilizem as características dos formandos, nomeadamente as suas capacidades e limitações.
ISBN: ISBN 572-732-330-8
Nº do Depósito Legal: PT|99355/96
Assuntos: Reabilitação / Reabilitação profissional / Deficientes mentais / Pessoas com deficiência / Educação / Acessibilidade / Segurança social / Emprego protegido / Serviços de reabilitação / Bibliografias / Aspectos históricos / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.11
Cota: 25706 MESICT 25706
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Conceição, Leonardo Rafael, co-aut.



Marcar

Autor: PEIXOTO, Manuel L.
Título: O formador face ao toxicodependente / Manuel L. Peixoto, Pedro M. Catita
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1996
Descrição física: 143 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 27)
Sumário ou resumo: Esta publicação destina-se a formadores que lidam com toxicodependentes ou com indivíduos em risco.Os autores (psicólogos clínicos) sugerem pontos de referência, a ter em conta, para a compreensão e correcta intervenção em situações de toxicodependência ou de risco.
ISBN: ISBN 972-732-324-3
Nº do Depósito Legal: PT|98339/96
Assuntos: Formação de formadores / Toxicodependência / Delinquência / Inserção profissional / Integração social / Formação profissional / Guias / Formadores / Adolescentes / Família
CDU: 371
OCL: 06.07
Cota: 25705 MESICT 25705
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Catita, Pedro M., co-aut.



Marcar

Autor: DUARTE, Acácio Ferreira
Título: Uma nova formação profissional para um novo mercado de trabalho / Acácio Ferreira Duarte
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1996
Descrição física: 63 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 26)
Sumário ou resumo: A análise do presente e a antecipação do que poderá vir a ser o futuro no âmbito do mercado de emprego, no quadro do contexto europeu em que Portugal se encontra integrado, sugere um desiquilíbrio entre a procura e a oferta de emprego, deixando o desemprego de ser um fenómeno de natureza conjuntural para assumir uma natureza estrutural.
Num contexto de um quadro de desemprego estrutural, é bem possível que se tenha de re-conceber e de re-ajustar os objectivos, conteúdos e organização dos cursos de formação profissional. Os referenciais tradicionais para determinar os perfis de saída da formação permanecerão, mas, diferentemente enquadrados pelas funções e áreas profissionais, pelos sistemas de trabalho, pelos contextos empresariais, tecnológicos e socio-profissionais.
Caso a tendência de desemprego estrutural se verifique, será necessário proceder ao desenvolvimento e formulação de novas metodologias de intervenção, ou reajustamento das existentes, nomeadamente, no que se refere: à Análise de Trabalho, prévia à ebaboração dos programas de formação; à construção dos Perfis Profissionais, como referências indispensáveis para a regulação da oferta de formação e para a certificação profissional; à construção de novos Curricula de Formação, e à concepção e realização da Formação dos Formadores.
ISBN: ISBN 972-732-305-7
Nº do Depósito Legal: PT|93101/95
Assuntos: Formação-emprego / Desemprego estrutural / Planeamento da formação / Política de formação / Portugal / Perfis profissionais / Mudança social / Globalização da economia / Formação profissional
CDU: 37.01
OCL: 06.02
Cota: 25704 MESICT 25704
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: BAGINHA, Maria de Lourdes G. Vicente
Título: Dinâmica de grupo / Maria de Lourdes G. Vicente Baginha
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1996
Descrição física: 105 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 25)
Sumário ou resumo: A sensibilização aos fenómenos de grupo e o desenvolvimento das competências pedagógicas, que visem uma melhoria da intervenção do formador nos grupos com que trabalha, passam pela vivência de uma experiência de grupo, que associe à observação e à análise dos fenómenos resultantes dessa experiência a reflexão e discussão dos aspectos teóricos envolventes e a descoberta das ilações e transferências relevantes para as situações pedagógicas em que o formador irá actuar.
Pretende-se com esta abordagem à Dinâmica de Grupo, enquanto ramo de saber - origens; relações com outras disciplinas; importância na formação de formadores, contribuir para motivar ou aumentar o interesse dos formadores em geral pelo aprofundamento dos seus conhecimentos teórico-práticos nesta área, com vista a um acréscimo de competências, que melhorem o desempenho das suas funções e aumentem a eficácia do acto pedagógico.
ISBN: ISBN 972-732-309-X
Nº do Depósito Legal: PT|96386/95
Assuntos: Formação de formadores / Formação em grupo / Dinâmica de grupo / Metodologia / Formadores / Formandos / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.07
Cota: 25703 MESICT 25703
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: VICENTE, Helder
Título: Etiologia e caracterização das deficiências / Helder Vicente
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1995
Descrição física: 88 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 24)
ISBN: ISBN 972-732-152-6
Nº do Depósito Legal: PT|85963/95
Assuntos: Pessoas com deficiência / Deficientes motores / Deficientes sensoriais / Deficientes orgânicos / Deficientes mentais
CDU: 364
OCL: 15.04
Cota: 25702 MESICT 25702
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar