CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "COL Aprender" + "COL Aprender$" Resultados de 21 a 25 sobre 36 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: CARDIM, Luis Filipe
Título: Casos de empresas portuguesas / Luís Filipe Cardim, Maria Isabel Lúcio
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1993
Descrição física: 115, [46] p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 18)
Sumário ou resumo: O presente documento apresenta um estudo de casos de pequenas e médias empresas portuguesas, assentando, principalmente, numa análise dos Recursos Humanos, do Marketing e do Desenvolvimento Organizacional das mesmas, pretendendo, desta forma, contribuir para a disponibilização de mais um instrumento de apoio a acções de formação, com vista à melhoria de qualidades das mesmas. No final, é apresentado um quadro com o objectivo de dar uma informação útil, destinada principalmente aos formadores, quanto às finalidades pedagógicas possíveis de cada caso/produto e a indicação de questões para reflexão.
ISBN: ISBN 972-9003-87-4
Nº do Depósito Legal: PT|59639/92
Assuntos: Empresas / Formação de formadores / Empresas nacionais / Formação profissional / Estudo de caso / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.07
Cota: 25696 MESICT 25696
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Lúcio, Maria Isabel, co-aut.



Marcar

Autor: LENCASTRE, José Garcez
Título: Qualidade e eficácia na formação / José Garcez Lencastre
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1993
Descrição física: 103 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 17)
Sumário ou resumo: A avaliação da formação deve ser considerada como parte integrante do processo de formação e do desenvolvimento dos recursos humanos. Um responsável de formação que não aborde a avaliação nestes termos não pode estar seguro de que está a actuar correctamente face ao que a sua entidade espera em termos de resultados. A avaliação da formação não deve ser circunscrita ao acto pedagógico em si, mas sim prolongar-se para o posto de trabalho, de modo a que seja uma responsabilidade partilhada com intervenção dos gestores e superiores hierárquicos dos formandos, pois é com o envolvimento de todos os níveis que se constrói uma actuação coerente que traduza uma relação objectiva da formação-resultados da formação favorável, não só para a entidade formadora, como para os formandos.
ISBN: ISBN 972-9003-96-3
Nº do Depósito Legal: PT|61227/92
Assuntos: Avaliação da formação / Qualidade da formação / Eficácia da formação / Portugal / Guias / Recursos humanos / Formação profissional
CDU: 377
OCL: 06.05
Cota: 25695 MESICT 25695
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: RIBEIRO, Carlos Portugal
Título: A televisão e o vídeo na formação / Carlos Portugal Ribeiro, José Alberto Pires Dias, Luís Relvas
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1992
Descrição física: 127 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 16)
Sumário ou resumo: Este manual agora reeditado, destina-se ao formador ou a outro utilizador que use equipamentos de televisão e de vídeo, com o objectivo de os dotar de conhecimentos que facilitem a sua compreensão e utilização, tirando o máximo partido das suas potencialidades. Encontra-se no final do documento um glossário com os termos nacionais e estrangeiros mais utilizados nestas áreas.
ISBN: ISBN 972-9003-88
Nº do Depósito Legal: PT|59638/92
Assuntos: Tecnologia da informação / Televisão / Formação de formadores / Manuais para formadores / Portugal / Guias / Aspectos históricos / violência doméstica / Formação profissional
CDU: 37
OCL: 12.06
Cota: 25694 MESICT 25694
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Dias, José Alberto Pires, co-aut. / Relvas, Luís, co-aut.



Marcar

Autor: CUNHA, Rita Campos e
Título: A gestão de recursos humanos na estratégia da empresa / Rita Campos e Cunha
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, [1995?]
Descrição física: 55 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 15)
Sumário ou resumo: Esta publicação destina-se a todos os empresários e/ou gestores que pretendam efectuar uma programação cuidada da política de recursos humanos nas suas empresas. Para levarem a cabo tal tarefa, deverão analisar: a definição das funções, a política de recrutamento e selecção, as remunerações, a avaliação de desempenhos e a formação profissional. Para que uma política de recursos humanos seja eficaz, é ainda necessário, segundo a autora deste documento, que se promova a formação dos trabalhadores do departamento de recursos humanos e, em geral, das chefias intermédias e quadros.
Assuntos: Gestão de recursos humanos / Formação de quadros / Desenvolvimento dos recursos humanos / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 12.05
Cota: 25693 MESICT 25693
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PINTO, Jorge
Título: Psicologia da aprendizagem : concepções, teorias e processos / Jorge Pinto
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1996
Descrição física: 61 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 14)
Sumário ou resumo: O autor desta monografia propõe-se conduzir o leitor a analisar a sua experiência enquanto formador e/ou aprendiz, e a encontrar soluções mais adequadas e profícuas na organização das situações de aprendizagem. Assim o leitor, deverá identificar e compreender as diferentes concepções sobre aprendizagem, conhecer os diferentes tipos de aprendizagem e saber avaliar os limites e as vantagens das implicações dessa teoria na formação. O leitor deverá ter a capacidade de ir articulando as ideias desenvolvidas através da leitura deste documento com a sua experiência como formador e/ou aprendiz no sentido de ir construindo a sua própria reflexão sobre esta temática.
ISBN: ISBN 972-9003-63-7
Nº do Depósito Legal: PT|55050/92
Assuntos: Aprendizagem / Psicologia da educação / Formação de formadores / Portugal / Formação profissional / Métodos pedagógicos / Aspectos sociológicos
CDU: 37.01
OCL: 06.09
Cota: 25692 MESICT 25692
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar