CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "COL Aprender" + "COL Aprender$" Resultados de 26 a 30 sobre 36 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: TIRA-PICOS, António
Título: A avaliação pedagógica na formação profissional : técnicas e instrumentos / António Tira-Picos, José Sampaio
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1994
Descrição física: 115 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 5)
Sumário ou resumo: Este manual pretende fornecer técnicas de avaliação utilizadas em formação profissional e conceber os instrumentos adequados a cada situação de formação, tendo em conta as vantagens e inconvenientes que cada um deles comporta, no sentido de ajudar o formador a praticar uma avaliação objectiva. Segundo os autores deste documento, as técnicas de avaliação agrupam-se em três grandes grupos: observação, formulação de perguntas e medição. Para cada um dos três grupos são apresentados os instrumentos de avaliação mais adequados seguidos de exercícios práticos dirigidos ao formador.
ISBN: ISBN 972-732-078-3
Nº do Depósito Legal: PT|40164/90
Assuntos: Avaliação da formação / Técnicas de avaliação / Formação de formadores / Qualidade da formação / Manuais / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.05
Cota: TR146 MTS MESICT 3319
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Sampaio, José, co-aut.



Marcar

Autor: TIRA-PICOS, Antonio
Título: A avaliação pedagógica na formação profissional : generalidades / António Tira-Picos, José Sampaio
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1994
Descrição física: 85 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 4)
Sumário ou resumo: O presente manual visa a Avaliação da Formação. Sendo dirigido, especialmente, aos formadores, poderá ser utilizado, também, pelos formandos. É composto por dois módulos - o primeiro, distingue a Avaliação Normativa da Avaliação Criterial e a Avaliação Formativa da Avaliação Sumativa, apresentando exemplos concretos e exercícios práticos. Considera, ainda, várias situações em que constam os casos-tipo de subjectividade da avaliação. No final deste módulo, o formador deverá ser capaz de implementar e assegurar a avaliação eficaz da formação. O segundo módulo, apresenta as finalidades, objectos, critérios e tipos de avaliação, seguidos de uma abordagem à subjectividade da avaliação, e neste âmbito, apresenta vários exemplos seguidos de exercícios práticos dirigidos ao formador.
ISBN: ISBN 972-732-077-5
Nº do Depósito Legal: PT|40163/90
Assuntos: Avaliação da formação / Técnicas de avaliação / Qualidade da formação / Formadores / Formadores-formandos / Portugal / Formação de formadores / Bibliografias / Material didáctico
CDU: 371.01
OCL: 06.05
Cota: 25689 MESICT 25689
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Sampaio, José, co-aut.



Marcar

Autor: OLIVEIRA, Maria Lucília
Título: A aprendizagem e os jovens / Maria Lúcia Oliveira, Maria Manuela Porto
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1992
Descrição física: 113 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 1)
Sumário ou resumo: A presente monografia destina-se a todos os formadores cujos formandos estejam na idade da adolescência e pretende alargar nos formadores a compreensão do jovem em aprendizagem, através do estudo da problemática do desenvolvimento, de modo a permitir um ensino mais adequado. Este documento está dividido em duas unidades específicas: - Aprendizagem - A Perspectiva do Desenvolvimento e A Realidade Psicossocial dos Jovens, ambas seguidas de exercícios práticos destinados exclusivamente ao formador.
ISBN: ISBN 972-4003-77-7
Nº do Depósito Legal: PT|59619/92
Assuntos: Formação de formadores / Formação de jovens / Adolescentes / Manuais / Portugal / Aprendizagem / Manuais / Aspectos psicológicos / Juventude / Formação profissional
CDU: 37.01
OCL: 06.07
Cota: 25688 MESICT 25688
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Porto, Maria Manuela, co-aut.



Marcar

Autor: RIBEIRO, Carlos Portugal
Título: Os meios audiovisuais na formação / Carlos Portugal Ribeiro, José Alberto Pires Dias, Luís Relvas
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1992
Descrição física: 96 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 11)
Sumário ou resumo: Estudo sistematizado dos meios audiovisuais, relacionando-os com os sentidos através dos quais são apreendidos, definindo os factores que condicionam a sua utilização e a sua escolha. Cada um dos meios é descrito em pormenor nos aspectos técnicos e condições de utilização. Inclui uma tabela de comparação dos diversos meios relativamente ao grau de dificuldade, local de utilização, implantação e custo e também quanto ao custo e facilidade de produção do documento e sua disponibilidade no mercado, possibilidade de modificação e conservação.
ISBN: ISBN 972-9003-62-9
Assuntos: Formação de formadores / Meios audiovisuais / Métodos pedagógicos / Aprendizagem / Métodos de aprendizagem / Portugal / Formação profissional
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21739 MESICT 21739
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Dias, José Alberto Pires, co-aut. / Relvas, Luís, co-aut.



Marcar

Autor: LENCASTRE, José Garcez de
Título: Concepção de cursos de ensino assistido e "multimédia" / José Garcez de Lencastre
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1992
Descrição física: 63 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 13)
Sumário ou resumo: Apresentação de um modelo de concepção de cursos de ensino assistido e da metodologia seguida na concretização desse modelo.
ISBN: ISBN 972-9003-65-3
Assuntos: Ensino assistido por computador / Metodologia / Portugal / Ensino à distância / Novas tecnologias / Aprendizagem / Formação profissional / Métodos pedagógicos
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21740 MESICT 21740
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar