CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "COL Aprender" + "COL Aprender$" Resultados de 31 a 35 sobre 36 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: PINHEIRO, João
Título: Métodos pedagógicos / João Pinheiro, Lucília Ramos
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1992
Descrição física: 55 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 12)
Sumário ou resumo: Definição de método pedagógico e da sua importância numa relação de formação harmoniosa envolvendo o formando, o formador e o objectivo de formação. Caracterização dos diferentes métodos e técnicas pedagógicas e considerações sobre a escolha do método adequado à formação. Referência às novas tecnologias e conclusão final sobre a necessidade de ponderação cuidadosa dos responsáveis pela formação na escolha do método a utilizar.
ISBN: ISBN 972-9003-64-5
Assuntos: Formação de formadores / Métodos pedagógicos / Formadores-formandos / Aprendizagem / Objectivos da formação / Novas tecnologias / Ensino assistido por computador / Meios audiovisuais / Aspectos psicológicos / Formação profissional / Portugal / Métodos de aprendizagem
OCL: 06.07.1
Cota: 21741 MESICT 21741
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Ramos, Lucília, co-aut.



Marcar

Autor: PEREIRA, Arménio
Título: O método demonstrativo
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1990
Descrição física: 56 p.
Colecção: (Aprender ; 6)
Sumário ou resumo: Em pedagogia, um dos métodos possíveis é o método demonstrativo. Com este trabalho, os autores procuram dar a conhecer ao formador, em situação de aprendizagem, o que é este método e quando se deve utilizá-lo para facilitar a comunicação entre formador/formando. Assim, são transmitidos diversos conhecimentos, tais como: como se deve proceder para preparar correctamente uma sessão; a importância da motivação na aprendizagem; importância da perfeição no trabalho para o bom exíto do papel do formador; vantagens e desvantagens do método.
Assuntos: Formação de formadores / Métodos pedagógicos / Portugal
OCL: 06.07.1
Cota: 20829 MESICT 20829
Tipo de documento: Texto impresso

Outro(s) autor(es) : ROCHA, José Eduardo



Marcar

Autor: DUARTE, Acácio Ferreira
Título: Análise de trabalho : abordagem sistémica / Acácio Ferreira Duarte
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1990
Descrição física: 117 p.
Colecção: (Aprender ; 8)
Sumário ou resumo: A presente monografia contem um modulo destinado a habilitar profissionais da formacao a utilizarem a metodologia de"analise de trabalho - abordagem sistemica - SAT - AS". Comecando por definir conceitos basicos como sejam : analise do trabalho, mundo do trabalho, mundo da producao, etc. O autor passa a explicitacao do tema recorrendo a exercicios praticos de aplicacao. Inclui-se um mini-glossario dos termos especificos relativos ao tema.
Assuntos: Programas de formação / Estudo do trabalho / Formação de formadores / Portugal
Cota: 20537 MESICT 20537
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: DIAS, José Manuel
Título: Elaboração de programas de formação
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1990
Descrição física: 100 p
Colecção: (Aprender ; 9)
Sumário ou resumo: Esta monografia contém um módulo sobre construção de programas de formação. O programa de formação é entendido aqui num sentido mais amplo do que o de uma simples lista de títulos. Além da lista de matéria a ensinar, ele deve incluir "instruções metodológicas" sobre a abordagem dessas mesmas matérias. O programa de formação profissional como instrumento de trabalho deverá ser operacional e deverá permitir aos agentes da formação - formadores e formandos - agir de modo a atingir o nível de competência desejado. Incluem-se exercícios práticos assim como um mini-glossário.
Assuntos: Programas de formação / Objectivos da formação / Métodos pedagógicos / Avaliação da formação / Portugal
OCL: 06.09.1
Cota: 20536 MESICT 20536
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: OLIVEIRA, Fernando
Título: Preparação e desenvolvimento de sessões de formação / Fernando Oliveira
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1990
Descrição física: 53 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 7)
Sumário ou resumo: Esta monografia contém um módulo sobre a preparação e desenvolvimento das sessões de formação. O autor começa por salientar a importância da preparação e desenvolvimento de qualquer sessão de ensino-aprendizagem com base em objectivos pré-estabelecidos. Definem-se então os aspectos a incluir em qualquer plano de sessão: os objectivos da formação, as estratégias e meios a utilizar para atingir esses objectivos e o controlo dos resultados obtidos. Incluem-se exemplos práticos de planos de sessões de formação bem como exercícios práticos sobre as diferentes fases das sessões de formação.
ISBN: ISBN 972-9003-83-1
Assuntos: Programas de formação / Estratégia da aprendizagem / Métodos pedagógicos / Avaliação da formação / Formação de formadores / Portugal
OCL: 06.04
Cota: 20535 MESICT 20535
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar