CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "COL Biblioteca Básica de Educação e Ensino" + "COL Biblioteca Básica de Educação e Ensino$" Resultados de 6 a 10 sobre 10 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: ANTUNES, José Joaquim G.
Título: Os abandonos escolares no ensino básico : uma fábrica de novos desfavorecidos : o meio rural e o meio urbano / José Joaquim G. Andrade
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 6)
Sumário ou resumo: O autor trata o abandono dos estudos no ensino obrigatorio, que relaciona com as desigualdades regionais. Analisa as vias alternativas para o ensino preparatorio - o ensino directo e a telescola - e o debate sobre esta ultima. Trata finalmente a situacao e perspectivas dos jovens saidos da escolaridade obrigatoria, sob a dupla perspectiva da integracao na vida activa e das desigualdades regionais e sociais no acesso ao emprego.
Notas gerais: O ensino básico em Portugal. - p. 95-132
Assuntos: Ensino basico / Abandono dos estudos / Acesso à educação / Inserção profissional / Acesso ao emprego / Portugal
OCL: 06.04
Cota: 20670 MESICT 20670
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: VALENTE, Maria Odete
Título: A educação para os adultos
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 6)
Sumário ou resumo: A autora trata a educacao moral na escola e apresenta duas das abordagens utilizadas para esse fim, ilustrando-as com exemplos. Aborda em seguida a insercao, nos programas de estudos do ensino obrigatorio, da formacao pessoal e social ; essa insercao foi posta em vigor pela recente lei de bases do sistema educativo.
Notas gerais: O ensino básico em Portugal. - p. 133-172
Assuntos: Desenvolvimento individual / Educação cívica / Portugal
OCL: 05.03.2
Cota: 20670 MESICT 20670
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: CLÍMACO, Maria do Carmo
Título: A gestão no ensino primário e no ensino preparatório
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 6)
Sumário ou resumo: As autoras tracam brevemente a evolucao dos modelos de gestao nos ensinos primario e preparatorio, e distinguem os varios dominios da gestao de uma escola. Estabelecem em seguida as diferencas entre os dois ensinos supracitados, e expoem a estrutura e funcoes de cada um, apos o que tecem algumas reflexoes criticas, fazem consideracoes finais e enunciam algumas perspectivas futuras da gestao das escolas.
Notas gerais: O ensino básico em Portugal. - p. 173-237
Assuntos: Gestao / Ensino basico / Portugal
Cota: 20670 MESICT 20670
Tipo de documento: Texto impresso

Outro(s) autor(es) : RAU, Maria José



Marcar

Autor: MOURÃO, Camilo
Título: A educação tecnológica no âmbito do ensino obrigatório em Portugal
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 6)
Sumário ou resumo: O autor comeca por esbocar uma noticia sobre a evolucao da tecnica ou a dignificacao do trabalho humano. Trata depois a oposicao que existiu durante muito tempo entre o trabalho intelectual e o trabalho manual e a evolucao dos trabalhos manuais enquanto disciplina escolar. Sublinha finalmente a importancia de uma nova educacao tecnologica.
Notas gerais: O ensino básico em Portugal. - p. 205-237
Assuntos: Ensino basico / Ensino profissional
OCL: 06
Cota: 20670 MESICT 20670
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: FERNANDES, Evaristo
Título: Psicologia da adolescência e da relação educativa
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1990
Descrição física: 286 p.
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 5)
Sumário ou resumo: Apos ter exposto algumas das caracteristicas da adolescencia, que para ele se situa, no seu todo, entre os 11 e os 18 anos, o autor salienta o tipo de relacoes existentes entre o professor e o aluno, e entre o ensino e a aprendizagem. Trata depois a reconversao educativa e a renovacao educativa e, neste ultimo capitulo, expoe o papel da actividade profissional no processo educativo e os efeitos da interaccao aprendizagem intelectual-trabalho manual. Analisa finalmente um problema actual - os jovens , a droga e a escola.
Assuntos: Juventude / Aprendizagem / Ensino / Formação pre-profissional / Droga / Portugal
Cota: 20669 MESICT 20669
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar