CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Abandono dos estudos" + "DE Abandono dos estudos$" Resultados de 96 a 100 sobre 108 encontrados.
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Autor: MÃO DE FERRO, António
Título: O papel do formador no sistema de aprendizagem / António Mão de Ferro
In: Organizações e Trabalho. - Lisboa. - ISSN 0871-4835. - Nº 3-4 (Dezembro 1990), p. 157-162
Sumário ou resumo: O autor aborda as grandes transformações sócio-culturais que têm ocorrido nos últimos decénios, preocupando-se com o impacto dessas mudanças consideráveis na articulação entre os sistemas de Ensino e de Formação. Caracterizando a situação dos jovens que abandonam o sistema formal de ensino e analisando a evolução das chamadas Novas Tecnologias, o autor conclui que existe uma desadequação clara entre as competências apresentadas pelos candidatos ao mercado de emprego e as novas ofertas por este proporcionadas. As respostas a estes problemas terão que ser encontradas no quadro do sistema educativo, no efectivo desenvolvimento duma formação em alternância e, fundamentalmente, num novo e profícuo papel a atribuir ao Formador.
Assuntos: Formação alternada / Formadores-formandos / Abandono dos estudos / Inserção profissional / Novas tecnologias / Sistemas educativos / Relação escola-empresa / Sistemas de formação
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: Insucesso e abandono escolar / Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1992
Descrição física: 32 p. ; 30 cm
Colecção: (Biblioteca de Apoio à Reforma do Sistema Educativo ; 22)
Sumário ou resumo: Numa primeira parte deste trabalho e tomando como base um documento elaborado pela Rede Eurydice "Medidas contra o Insucesso Escolar nos Estados-embros da Comunidade Europeia", divulga-se alguma da informação que ele veicula no que diz respeito aos indicadores de insucesso e às estratégias de intervenção, referidas pelos diversos países. São ainda referidas as conclusões e recomendações da referida reunião. Na segunda parte, aborda-se, em linhas muito gerais, os problemas do insucesso e do abandono em Portugal e as medidas tomadas para a combater.
ISBN: ISBN 972-614-222-9
Assuntos: Abandono dos estudos / Educação e formação / Inserção profissional / Política de emprego / Política de formação / Análise estatística / Países CE / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 22096 MESICT 22096
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: Jovens saídos do 9º ano via de ensino no ano lectivo 1984/85 / Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação, Instituto do Emprego e Formação Profissional
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1992
Descrição física: 117 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Quem eram os jovens que frequentaram o 9º ano de escolaridade e saíram do sistema de ensino em 1984/85? Com que nível de reprovações? Porque abandonaram a escola? Frequentaram a formação profissional? Qual a utilidade da escola e/ou da formação profissional no emprego actual? Quanto tempo levaram para encontrar o primeiro emprego? Que obstáculos surgiram aquando da obtenção de emprego? Em que tipo de empresas trabalharam? Estas foram algumas das questões a que se tentou responder, a partir de dados recolhidos por inquérito postal, analisados e publicados neste trabalho.
ISBN: ISBN 972-614-182-6
Assuntos: Abandono dos estudos / Sistemas educativos / Reforma do ensino / Inserção profissional / Dimensão da empresa / Formação-emprego / Metodologia / Inquéritos / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.06.1
Cota: 21840 MESICT 21840
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Portugal. Instituto do Emprego e Formação Profissional



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: Abandono escolar / Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação ; elab. Élia Pereira de Almeida, Maria Odete Santos
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1990
Descrição física: 113 p. ; 30 cm
Colecção: (Série B - Dinâmica do sistema educativo)
Sumário ou resumo: Conhecer e compreender o problema do abandono de estudos, são aspectos essenciais para se poder estabelecer uma estratégia, quer de prevenção de futuros abandonos, quer de intervenção junto dos que abandonaram a escola antes de tempo. Quantos são os alunos que deixam o sistema escolar obrigatório? É indispensável a resposta fornecida pelos dados estatísticos relativos a cada nível escolar. Mas também convém saber quem sai da escola. Só a identificação das suas características e das razões subjacentes à sua decisão permitiral esboçar um plano de acção.
ISBN: ISBN 972-614-137-0
Assuntos: Abandono dos estudos / Oportunidades de emprego / Escolaridade obrigatória / Dados estatísticos / Juventude / Estudo de caso / Portugal / Estudantes / Professores / Questionários / Bibliografias / Investigação social
OCL: 06.06
Cota: 21883 MESICT 21883
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Almeida, Élia Pereira de, elab. / Santos, Maria Odete, elab.



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ANALYSE DES RÉACTIONS NATIONALES À L'ÉVOLUTION DES BESOINS DE QUALIFICATIONS PROFESSIONNELLES
Título: Analyse des réactions nationales à l'évolution des besoins de qualifications professionnelles / Américo Henrique Rodrigues Ramos dos Santos, Mário Caldeira Dias
Publicação: [S.l.] : CISEP, 1990
Descrição física: 141 p.
Sumário ou resumo: Análise das soluções para as necessidades de formação profissional relacionando-as particularmente com a entrada dos jovens na vida activa. A caracterização da situação portuguesa é feita através da descrição quantitativa do sistema educativo e da análise das perspectivas de evolução em ligação com a evolução do mercado de emprego. Igualmente se descrevem as instituições com atribuições na área da formação profissional, e actividades que desenvolvem. Nas conclusões descreve-se a evolução desejável e apresentam-se propostas sobre o sistema formal de ensino e sobre a sua eficiência tendo em conta o equilíbrio entre a oferta de qualificações e a evolução da economia, considerando-as num enquadramento comunitário.
Notas gerais: Programme PETRA
Assuntos: Programa PETRA / Qualificações profissionais / Política de formação / Juventude / Inserção profissional / Sistemas educativos / Abandono dos estudos / Mercado de trabalho / Sistemas de formação / Necessidades de formação / Ofertas de formação / Financiamento da formação / Avaliação da formação / Educação e formação / Dados estatísticos / Portugal
OCL: 06.04
Cota: 20880 MESICT 20880
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França

Outro(s) autor(es) : Santos, Américo Henrique Rodrigues Ramos dos, co-aut. / Dias, Mário Caldeira, co-aut.



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