CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Acesso à formação" + "DE Acesso à formação$" Resultados de 31 a 35 sobre 109 encontrados.
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DIREITO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CÓDIGO DO TRABALHO
Título: Direito à formação profissional no código do trabalho
In: Trabalho & Segurança Social. - Porto. - Nº 4 (Abril 2005), p. 9-14
Notas gerais: O Código do Trabalho (artº 123 a 126) consagrou o direito de formação profissional concomitantemente com o respectivo dever a cargo das entidades empregadoras. Neste artigo é feita uma apreciação e análise detalhadas da formação profissional integrada neste Código salientando: o conceito da formação certificada e da entidade formadora certificada, a natureza do direito à formação, o crédito de horas para formação contínua e o efeito do incumprimento do direito à formação. Por outro lado são apreciadas as situações especiais, formação profissional na contratação a termo e a formação dos trabalhadores com contrato a tempo parcial. Termina chamando a atenção para a elaboração do Relatório Anual da Formação Profissional que deverá ser elaborado e enviado à IGT - Inspecção Geral do Trabalho do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
Assuntos: Objectivos da formação / Formação profissional contínua / Certificação / Direito à formação / Formação inicial / Contratos a termo / Acesso à formação / Relatórios anuais / Código do trabalho / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: DIAS, Isabel
Título: No qualificar está o sucesso / Isabel Dias
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 50 (Janeiro-Março 2005), p. 47-56
Notas gerais: A necessidade de melhorar a qualidade e a eficácia da formação é actualmente uma exigência incontornável para todos as organizações e a formação tem sido uma arma essencial para a profissionalização do Grupo Luís Simões fazendo parte da história da empresa que é contada neste artigo. No que respeita à formação, com uma gestão de Recursos Humanos descentralizada, a gestão de desempenho dos colaboradores assume-se como uma forma de gestão dos negócios e a Direcção Corporativa de Recursos Humanos funciona como elemento facilitador, proporcionando aos gestores as ferramentas mais adequadas e eficazes para a gestão das pessoas. O sistema de formação neste Grupo assume duas vertentes: o Plano de Formação e os Estágios Escolares proporcionados aos alunos vindos de ensino secundário, escolas profissionais, universidades. São também realizados estágios para os seus quadros directivos, quer a nível nacional quer internacional. A Avaliação das acções de formação torna-se tão essencial como realizá-las. A sua avaliação determina o impacte e o sucesso dessa acção a todos os níveis, mas sobretudo na avaliação da eficácia que é feita imediatamente após a realização da referida acção de modo a aferir os conhecimentos e opiniões dos formandos acerca da formação.
Assuntos: Recursos humanos / Qualificações profissionais / Acesso à formação / Planos de formação / Estágio / Ensino pós-obrigatório / Eficácia da formação / Avaliação da formação / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: VITORINO, Joviano Martins
Título: Formar para qualificar é o nosso objectivo / Joviano Martins Vitorino
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 50 (Janeiro-Março 2005), p. 32-35
Assuntos: Acesso à formação / Qualificações profissionais / Mercado de trabalho / Necessidades de formação / Inserção profissional / Igualdade de oportunidades / Formação inicial / Formação individual / Formação profissional contínua / Certificação / Competências / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: OLIVEIRA, Maria de Lourdes Magalhães
Título: La formation des enseignants des écoles d'infirmiers : contribution à l'évaluation des pratiques de formation / Maria de Lourdes Magalhães Oliveira
In: Revue Européenne Formation Professionnelle. - Luxembourg. - ISSN 0378-5092. - Nº 31 (Janvier-Avril 2004), p. 43-50
Assuntos: Pub CEdefop / Formação de formadores / Pessoal da saúde / Programas de formação / Política de educação / Acesso à formação / Ensino superior / Qualificações profissionais / Investigação / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo



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HANDICAP ET FORMATION
Título: Handicap et formation
In: Actualité de la Formation Permanente. - Paris. - ISSN 0397-331X. - Nº 185 (Juillet-Août 2003), 109 p.
Assuntos: Pessoas com deficiência / Acesso à formação / Formação de deficientes / Oficinas protegidas / Trabalhadores deficientes / Reabilitação profissional / Igualdade de oportunidades / Centros de reabilitação / Integração das pessoas com deficiência / França
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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