CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Administração da educação" + "DE Administração da educação$" Resultados de 21 a 25 sobre 26 encontrados.
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Autor: CANÁRIO, Rui
Título: Mediatecas escolares : o desenvolvimento de uma inovação no quadro de uma reforma / Rui Canário
In: Educação Sociedade e Culturas. - Porto. - ISSN 0872-7643. - Nº 2 (1994), p. 91-108
Sumário ou resumo: Neste artigo, tendo como referência o exemplo da mediateca escolar, pretende contribuir-se para elucidar o processo de desenvolvimento de uma inovação particular, no quadro de uma reforma educativa global. Reteve-se como objecto de análise, a articulação complexa e não liniar entre três níveis de decisão: um nível macro (administração central), um nível meso (estabelecimento de ensino) e um nível micro (professores).
Assuntos: Política de educação / Reforma do ensino / Sistemas educativos / Desenvolvimento dos recursos humanos / Estabelecimentos de ensino / Administração da educação / Professores / Aspectos educativos / Inovações pedagógicas / Intervenção do Estado / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Núcleo de Apoio à Concretização da Estrutura Modular
Título: Estrutura modular nas escolas profissionais : quadro de inteligibilidade / Núcleo de Apoio à Concretização da Estrutura Modular [do] Ministério da Educação
Publicação: Porto : Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, 1992
Descrição física: 39 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Neste trabalho faz-se uma abordagem ao quadro conceptual de uma estrutura modular que se julga compatível com o sucesso do projecto educativo das Escolas Profissionais considerado em todas as suas dimensões: pessoal, social e profissional. Assim, após uma reflexão mais teórica sobre o que é a estrutura modular, desenvolvem-se sucessivamente os princípios psicopedagógicos estruturantes dessa proposta, as práticas pedagógicas e ainda uma reflexão sobre a progressão e a avaliação dos alunos à luz da referida estrutura modular. Finalmente, numa breve referência à conceptualização do currículo modular das EP's, propõem-se linhas orientadoras de acções a desenvolver que possibilitem concretizações do quadro ideal no contexto de cada escola.
ISBN: ISBN 972-9386-26-9
Assuntos: Ensino profissional / Formação modular / Administração da educação / Material didáctico / Portugal
OCL: 06.04
Cota: 21383 MESICT 22126
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: Análise das despesas em educação : despesas públicas e privadas : Portugal/Continente 1989 / Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1992
Descrição física: 65 p. ; 30 cm
Colecção: (Série A : Base de dados, estatística e análise conjuntural)
Sumário ou resumo: Esta análise incide sobre as despesas em educação efectuadas por várias entidades, quer públicas, quer privadas. Destacam-se em particular as despesas efectuadas pelo Ministério da Educação, distinguindo os diferentes tipos de ensino e caracterizando, ainda a administração do ensino e a acção social escolar. Apresentam-se alguns indicadores de custos relativos a 1989 e faz-se a análise da evolução das despesas de educação na década de 80.
ISBN: ISBN 972-614-192-3
Assuntos: Educação / Despesas públicas / Despesas / Ensino particular / Ensino obrigatório / Ensino pós-obrigatório / Educação de adultos / Administração da educação / Acção social / Gráficos / Dados estatísticos / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 22169 MESICT 22169
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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SECRETAIRE D'ADMINISTRATION SCOLAIRE ET UNIVERSITAIRE (SASU)
Título: Secretaire d'administration scolaire et universitaire (SASU)
In: Avenirs, Paris, (405) Juin 1989, p. 96-97
ISSN: 0005-1969
Assuntos: Função pública / Administração da educação / Secretários / Carreiras profissionais / Salários / Recrutamento / Monografias profissionais / França
OCL: 04.03.4
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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Autor: PORTUGAL. Comissão de Reforma do Sistema Educativo
Título: Documentos preparatórios : IV
Publicação: Lisboa : GEP. ME, 1988
Descrição física: 188 p.
Colecção: (Projectos)
Sumário ou resumo: Este documento preparatório da Comissão de Reforma do Sistema Educativo contem dois projectos : Ensino Português no Estrangeiro e Sistema Educativo para todos e cada um. No primeiro começa por se definir o conceito de ensino portugues no estrangeiro, traçando depois, a sua evolução histórica.Das rubricas tratadas destacam-se: Ensino do Português nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Formação de Professores, Carreiras Docentes, Programas, Manuais e Material Pedagógico-Didáctico, proposta de criação de um novo Instituto de Língua e Cultura Portuguesa, Instituto de Língua e Cultura Portuguesa no Estrangeiro. No segundo projecto - Sistema educativo para todos e cada um - é abordada a temática do ensino e formação de grupos com qualquer tipo de desvantagem.
Assuntos: Política de educação / Sistemas educativos / Educação especial / Estudos no estrangeiro / Acesso à educação / Administração da educação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 17305 MESICT 17305
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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