CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Alfabetização" + "DE Alfabetização$" Resultados de 51 a 55 sobre 74 encontrados.
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NUNCA É TARDE PARA APRENDER
Título: Nunca é tarde para aprender
In: Saber Mais. - Lisboa. - ISSN 0874-5935. - Nº 3 (Outubro-Dezembro 1999), 30 p.
Sumário ou resumo: Nesta revista são tratados diversos projectos para o desenvolvimento da educação e formação de adultos. Começando pela análise e efeitos da Universidade para a terceira idade, passando pela formação nos estabelecimentos prisionais, e acabando com a importância da alfabetização a todos os níveis, é no seu todo denominando "nunca é tarde para aprender".
Assuntos: Educação / Tempos livres / Pessoas idosas / Universidades / Formação profissional contínua / Educação de adultos / Alfabetização / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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ILLETTRISME LA LUTTE S'ACCÉLÈRE
Título: Illettrisme la lutte s'accélère : dossier
In: Entreprises Formation. - Paris. - ISSN 0765-5762. - Nº 111 (Janvier-Février 1999), p. 21-36
Assuntos: Analfabetismo / Alfabetização / Direito à educação / Formação inicial / Centros de formação / Educação de adultos / França
CDU: 377
OCL: 06.04
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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CRIANÇAS DE RISCO
Título: Crianças de risco / Estudos de caso desenvolvidos por Carla Faria Benites, Elisabete Almeida Rodrigues, Paula Matos Garrinhas ; coord. Maria do Rosário Amaro da Costa Carneiro
Publicação: Lisboa : ISCSP, 1997
Descrição física: 702 p. ; 24 cm
ISBN: ISBN 972-9229-44-9
Nº do Depósito Legal: PT|121545/98
Assuntos: Crianças em risco / Ciganos / Grupos étnicos / Estrutura social / Investigação social / Intervenção social / Escolaridade / Alfabetização / Sistemas educativos / Centros de formação / Condições de vida / Habitação / Integração social / Abandono dos estudos / Actividade de campo / Recolha de dados / Análise de dados / Portugal
CDU: 364.65-53.2
OCL: 02.04.1
Cota: 27136 MESICT 27136
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Benites, Carla Faria, co-aut. / Rodrigues, Elisabete Almeida, co-aut. / Garrinhas, Paula Matos, co-aut.
Carneiro, Maria do Rosário Amaro da Costa, coord.



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ADAPTAÇÃO-REINSERÇÃO PROFISSIONAL DOS ADULTOS POUCO ESCOLARIZADOS
Título: Adaptação-reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados / coord. Luís Imaginário... [et al.] ; ed. lit. Observatório do Emprego e Formação Profissional
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1998
Descrição física: 227 p. ; 23 cm
Colecção: (Estudos e Análises ; 4)
Sumário ou resumo: O Estudo compreende sete partes. Na primeira, explicita-se o objecto, anuncia-se os objectivos e especifica-se a metodologia seguida. Na segunda, discute-se o conseito de adulto pouco escolarizado e problematiza-se a adaptação/reinserção profissional, evidenciando as suas expressões predominantes nos adultos pouco escolarizados dos grupos etários 15-24, 25-39 e 40-64 anos (constituindo este último o foco principal do Estudo). Na terceira, contextualiza-se em termos políticos, sociais e económicos o problema dos adultos pouco escolarizados, que também se caracteriza em termos quantitativos e qualitativos. Na quarta, apresentam-se as respostas para o problema que já se encontram no terreno em Portugal - educação de adultos, promoção do emprego e da formação profissional e projectos integrados -, respostas que se analisam quanto à organização e funcionamento, aos participantes, aos resultados, às fragilidades e às potencialidades. Na quinta, começa-se por tipificar os problemas da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados nos três grupos etários considerados; depois, evidenciam-se as "boas (e as más) práticas" de intervenção no sentido de contribuir para resolver o problema da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados e no que respeita ao diagnóstico e planeamento, à divulgação e promoção, às estrtégias de formação, às parcerias, à proximidade dos serviços às populações e dinâmicas locais. ao acompanhamento personalizado das intervenções e à avaliação; por último, referem-se o balanço de competências, a andragogia e a educabilidade cognitiva como prática a incluir nas intervenções com vista à resolução do problema da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados. Na sexta, sintetizam-se conclusões diferenciadas segundo os grupos etários 15-24, 25-39 e, em particular, 40-64 anos e, sobretudo, quanto a este, alerta-se para a precaridade das soluções que se centrem na "qualificação para o emprego". Na sétima, enfim, fazem-se recomendações gerais e recomendações específicas - para cada uma das respostas-tipo analisadas -, as quais são brevemente descritas e relacionadas com os problemas a que responderão e as instituições ou organizações que poderão promover ou concretizar a respectiva concretização.
ISBN: ISBN 972-732-333-2
Nº do Depósito Legal: PT|133841/99
Assuntos: Educação de adultos / Reinserção social / Promoção do emprego / Formação-emprego / Níveis de qualificação / Desemprego / Formação profissional / Escolaridade / Condições económicas / Aspectos políticos / Investigação social / Relatórios / Reinserção profissional / Adaptação dos trabalhadores / Trabalhadores não qualificados / Aspectos sociológicos / Alfabetização / Quadros / Recomendações / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: 27046 MESICT 27046
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Imaginário, Luís, coord.
Observatório do Emprego e Formação Profissional, ed. lit.



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Autor: NUNES, Ana Bela
Título: Education end economic growth in Portugal : a simple regression approach / Ana Bela Nunes
In: Estudos de Economia. - Lisboa. - ISSN 0870-1326. - Vol. 13, nº 2 (Janeiro-Março 1993), p. 181-205
Assuntos: Desenvolvimento económico / Educação / Taxa de crescimento / Alfabetização / Produto interno bruto / Quadros estatísticos / Portugal
CDU: 330.3
OCL: 03.02.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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