O capítulo I da presente obra aborda a problemática geral da análise de necessidades, enquanto campo de investigação educacional, e tenta pôr em evidência o lugar ocupado por essa análise no âmbito das actividades de formação.
O capítulo II ocupa-se da formação de professores, suas especialidades e problemas, discute o conceito de formação contínua destes profissionais, refere a tentativa de construção de paradigmas neste domínio e aprofunda a problemática da análise de necessidades no quadro específico da formação contínua.
O capítulo III aborda um estudo sobre professores do ensino secundário aguardando a profissionalização em serviço.
O capítulo II evidencia necessidades de formação contínua de professores profissionalizados do 2º ciclo de Ensino Básico.
Neste trabalho, através de um conjunto de informação estatística actualizada, procura-se caracterizar, em alguns dos seus aspectos, o corpo docente dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário e analisar alguns dos elementos que exercem influência na auto-imagem do professor e na imagem que a sociedade em geral possui face à carreira docente.
De entre estes aspectos, salientam-se a formação académica e profissional dos docentes, a situação e experiência profissionais e, por fim, a estabilidade do corpo docente nas escolas.