CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Aprendizagem de adultos" + "DE Aprendizagem de adultos$" Resultados de 11 a 15 sobre 21 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS EM DEBATE
Título: Educação e formação de adultos em debate : mobilização social através da imagem / coord. José Alberto Leitão, Isabel Melo e Silva ; org. Guida Meneses
Publicação: Lisboa : ANEFA, 2002
Descrição física: 1 pasta c/folhas soltas ; 30 cm
Assuntos: Educação de adultos / Aprendizagem de adultos / Institutos públicos / Validação da formação / Certificação / Competências profissionais / Avaliação dos conhecimentos / Publicidade / Acesso à informação / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 29835 MESICT 29835
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Leitão, José Alberto, coord. / Silva, Isabel Melo e, coord. / Meneses, Guida, org.



Marcar

Autor: PIRES, Ana Luísa de Oliveira
Título: O reconhecimento das aprendizagens experienciais na América do Norte : o caso dos EUA e do Canadá / Ana Luísa de Oliveira Pires
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 35 (Abril-Junho 2000), p. 40-49
Assuntos: Certificação / Educação não formal / Aprendizagem de adultos / Estados Unidos / Canadá
CDU: 377
OCL: 06.05.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: DINÂMIA - CENTRO DE ESTUDOS SOBRE A MUDANÇA SOCIOECONÓMICA
Título: Aplicação das metodologias de formação para adultos pouco escolarizados / DINÂMIA - Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1999
Descrição física: 293 p. ; 23 cm
Colecção: (Estudos e análises ; 15)
Sumário ou resumo: Partindo da hipótese de que os trabalhadores com baixo nível de escolariedade/qualificação são susceptíveis de se confrontrar com dificuldades acrescidas de (re)inserção profissional, de adaptação às mudanças de conteúdo de trabalho e de participação em acções de formação tradicionais, foi objectivo deste estudo analisar metodologias de formação mais adequadas à especificidade da população em causa. Numa primeira fase, procedeu-se à caracterização da população-alvo com base em tratamentos das estatísticas dos Quadros de Pessoal. Numa segunda fase, procedeu-se a um levantamento bibliográfico aprofundado e elaborara-se sínteses sobre várias metodologias de formação de adultos, das quais destacámos a educação cognitiva, a didáctica profissional, a formação em alternância, a formação profissional face ao envelhecimento, a articulação da formação com projectos de desnvolvimento local e as relações entre ergonomia e formação.
ISBN: ISBN 972-732-331-6
Nº do Depósito Legal: PT|145148/99
Assuntos: Formação profissional / Adultos / Trabalhadores desfavorecidos / Adaptabilidade / Metodologia / Ergonomia / Formação-emprego / Formação-desenvolvimento / Aprendizagem de adultos / Qualificações / Competências / Programas de formação / Organização do trabalho / Análise de dados / Estudo de caso / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 27618 MESICT 27618
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Lopes, Helena, coord.
Observatório do Emprego e Formação Profissional, ed. lit.



Marcar

Autor: PIRES, Ana Luísa de Oliveira
Título: A aprendizagem experiencial dos adultos / Ana Luís de Oliveira Pires
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 31 (Abril-Junho 1999), p. 27-31
Sumário ou resumo: As aprendizagens realizadas em contextos não formais de educação/formação têm-se vindo a impor na actualidade como um importante domínio na área da Educação e Formação de adultos. As aprendizagens realizadas à margem dos sistemas tradicionais de educação/formação, ao longo das tragetórias pessoais, sociais e profissionais dos adultos, assumen uma importância decisiva na construção das competências e qualificações, contribuido para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Assuntos: Aprendizagem de adultos / Educação não formal / Aprendizagem pela experiência / Desenvolvimento individual
CDU: 331
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: NUNES, Renato
Título: Avaliação do impacto das atitudes para com os computadores na aprendizagem na formação de adultos / Renato Nunes
In: Avaliação Psicológica : Formas e Contextos. - Braga. - Vol. 5, 1997, p. 811-815
Sumário ou resumo: Nos últimos anos tem-se assistido a uma utilização cada vez maior dos computadores nos contextos de trabalho. Este facto tem introduzido mudanças significativas na forma como as tarefas são realizadas. Tem igualmente desencadeado atitudes diferentes nas pessoas quanto à sua utilização. O objectivo neste estudo é de avaliar a forma como as atitudes em relação aos computadores se apresentam relacionadas com a formação que as pessoas recebem no domínio da informática, bem como avaliar a influência que certas variáveis tem na mediatização das atitudes face aos computadores.
Assuntos: Aprendizagem de adultos / Formação em informática / Organização do trabalho / Estudo de caso / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.08.1
Cota: 26924 MESICT 26924
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar