CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Autoformação" + "DE Autoformação$" Resultados de 6 a 10 sobre 56 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: TRINDADE, Nelson
Título: Pedagogia experiencial / Nelson Trindade
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 46-49 (Março 2004), p. 36
Resumo de autor: Um problema fundamental da aprendizagem é o controlo:
Acerca de quê? … e … Quem o faz? Quem gere o processo de aprendizagem e, em consequência, condiciona o processo de ensino? Quem decide a informação importante?
Quem decide onde e quando deve surgir a aprendizagem? Quem decide os conteúdos da
aprendizagem? O autor tenta explicar todo este processo do Aprender que é o que acontece, segundo ele, quando alguém "não sabe algo" e "passa a saber". Por outras palavras, esse alguém adquiriu e estruturou informação nova que passou a poder utilizar. Nesta versão a aprendizagem é um processo que decorre em autogestão, condicionado por outro processo (este de ensino) em gestão exterior. A pedagogia experiencial aplicada na formação organizacional potencia as relações interindividuais, desenvolve a performance e fomenta iniciativas de desenvolvimento. Depois de uma vasta análise sobre o tema o autor conclui que a formação clássica ensina o que fazer, ou ensina o que fazer em situações controladas, mas não prepara para a vida real : o aspecto focal da formação é a transferência do aprendido para situações imprevistas, e este é o aspecto-base da pedagogia experiencial : "Aprender por fazer"
Assuntos: Novas tecnologias de formação / Métodos pedagógicos / Autoformação / Formadores-formandos / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

EMPREGABILIDADE E EDUCAÇÃO
Título: Empregabilidade e educação : novos caminhos no mundo do trabalho / org. Alípio Casali... [et al.]
Publicação: São Paulo : EDUC, 1997
Descrição física: 287 p. : il. ; 21 cm
ISBN: ISBN 85-283-0109-5
Assuntos: Educação / Trabalho / Qualidade de vida profissional / Empregabilidade / Comportamento humano / Escolas / Autoformação / Socialização / Formação profissional contínua / Espanha / Inovações / Bibliografias
Cota: ED519 MTS MESICT 8521
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Casali, Alípio, org.



Marcar

DA ORIENTAÇÃO À FORMAÇÃO DE ADULTOS
Título: Da orientação à formação de adultos : experiências europeias = De l'orientation à la formation d'adultes : expériences européennes / Coordenação e organização Maria Teresa Gonçalves ; trad. Júlia Ferreira
Publicação: Lisboa : ANEFA, 2002
Descrição física: 54, 54 p. ; 27 cm
Colecção: (Clubes s@aber+)
Sumário ou resumo: O presente trabalho é o resultado de um processo de cooperação transnacional desenvolvido através do projecto "Clubes Saber +: um espaço de informação e orientação, um espaço de relação", no âmbito do programa Socrates-Grundtvig. Durante o projecto o objectivo principal foi a identificação de "boas práticas" de acolhimento, de orientação, de informação e de formação de adultos. Pretende-se com esta publicação expor um conjunto de iniciativas locais centradas nas populações adultas com baixos níveis de escolaridade, que possam estimular práticas de orientação e de formação e levar a repensar os modelos e as políticas subjacentes.
ISBN: ISBN 972-8743-10-6
Nº do Depósito Legal: PT|195805/03
Assuntos: Educação de adultos / Educação não formal / Integração social / Autoformação / Orientação profissional / Programa Sócrates / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.01
URL: www.anefa.pt
Cota: 30124 MESICT 30124
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Gonçalves, Maria Teresa, coord. / Ferreira, Júlia, trad.



Marcar

Autor: CARRÉ, Philippe
Título: L'accompagner l'autoformation en APP / Philippe Carré
In: Actualité de la Formation Permanente. - Paris. - ISSN 0397-331X. - Nº 176 (Janvier-Février 2002), p. 100-106
Assuntos: Autoformação / França
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



Marcar

Autor: BROWN, Travor C.
Título: The Effetcs of Goal Setting and Self-Instruction Training on the Performance of Unionized Employees / Travor C. Brpwn, Gary P. Latham
In: Relations Industrielles. - Québec. - ISSN 0034-379X. - Vol. 55, nº 1 (Hiver-Winter 2000), p. 80-91
Assuntos: Trabalhadores sindicalizados / Autoformação / Rendimento profissional
CDU: 331.104
OCL: 13.09.8
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Canadá

Outro(s) autor(es) : Latham, Gary P., co-aut.



Marcar