CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Avaliação dos conhecimentos" + "DE Avaliação dos conhecimentos$" Resultados de 56 a 60 sobre 65 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: VALENTE, Maria Helena
Título: A prevalência da função formativa na avaliação é inegavelmente relevante / Maria Helena Valente
In: Revista Educação. - Lisboa. - ISSN 0871-6412. - Nº 8 (Junho 1994), p. 6-8
Sumário ou resumo: Nesta entrevista traça-se um perfil sobre o novo modelo de avaliação para os alunos deste nível de ensino. Realçam-se os aspectos inovativos, nos quais a função formativa é relevante. Para a aplicação deste novo modelo exige-se uma adequada formação de professores e condições mínimas satisfatórias de espaço, tempo e equipamentos nos estabelecimentos de ensino, bem como o trabalho conjunto de todos intervenientes na educação.
Assuntos: Reforma do ensino / Ensino básico / Avaliação dos conhecimentos / Inovações / Qualidade da educação / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

INQUÉRITO PARA QUE TE QUERO
Título: Inquérito para que te quero : é o relato directo das experiências de algumas escolas na aplicação do novo sistema de avaliação
In: Revista Educação. - Lisboa. - ISSN 0871-6412. - Nº 8 (Junho 1994), p. 66-70
Sumário ou resumo: Com o objectivo de fazer um levantamento das experiências das escolas relativamente ao funcionamento do sistema de avaliação aprovado para os ensinos básico e secundário puseram-se as questões de saber se este novo sistema contribui para a democratização do saber e para a efectiva "promoção do sucesso educativo". Neste artigo encontram-se recolhidas as respostas mais pertinentes, que certamente ultrapassam o universo próprio de cada escola.
Assuntos: Política de educação / Sistemas educativos / Reforma do ensino / Avaliação dos conhecimentos / Programa de estudos / Necessidades de formação / Formação de professores / Pessoal docente / Papel da família / Inquéritos
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: NEVES, M. Manuela Borralho
Título: Autonomia para o sucesso / M. Manuela Borralho Neves, Marinela Rosa
In: Revista Educação. - Lisboa. - ISSN 0871-6412. - Nº 8 (Junho 1994), p. 35-38
Sumário ou resumo: Reflexão sobre o papel da escola no controlo da qualidade do ensino e na promoção do sucesso educativo. Uma vez que lhe compete estruturar todo o processo de avaliação dos alunos, definindo requisitos mínimos de aprendizagem estabelecendo critérios e adoptando métodos específicos de avaliação, de acordo com os normativos legais em vigor, a sua responsabilidade no processo de avaliação e muito relevante.
Assuntos: Avaliação dos conhecimentos / Reforma do ensino / Sistemas educativos / Ensino básico / Aprendizagem / Métodos pedagógicos / Desenvolvimento intelectual / Estudantes / Pessoal docente / Papel da família / Qualidade da educação / Insucesso escolar / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Rosa, Marinela, co-aut.



Marcar

Autor: PACHECO, José A.
Título: Domínios para a qualidade do ensino / José A. Pacheco
In: Revista Educação. - Lisboa. - ISSN 0871-6412. - Nº 8 (Junho 1994), p. 28-32
Sumário ou resumo: Reflexão, à luz do relatório da OCDE. "As escolas e a qualidade", sobre a urgência de aplicação de outros indicadores na medição da qualidade do ensino, tendo em conta, a adopção do novo modelo de avaliação. Esses indicadores são resultantes da avaliação do curriculum da formação inicial e contínua dos professores, da escola, salientando-se os diversos factores que contribuem, para o bom funcionamento do estabelecimento, e dos recursos materiais.
Assuntos: Qualidade da educação / Avaliação dos conhecimentos / Reforma do ensino / Política de educação / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

EM NOME DA EFICIÊNCIA E DA EFICÁCIA
Título: Em nome da eficiência e da eficácia / Vítor Manuel Trindade
In: Revista Educação. - Lisboa. - ISSN 0871-6412. - Nº 8 (Junho 1994), p. 22-26
Sumário ou resumo: Reflexão sobre as relações entre os conceitos de "avaliação" e de "sucesso educativo" enfatigados pelos despachos normativos que regulamentam a aplicação da avaliação nas escolas. Uma coisa é avaliar para o "sucesso escolar" e outra bem diferente, é avaliar para o "sucesso educativo". Conclui-se que o ideal será considerar-se dentro do contexto escolar, a avaliação para o sucesso educativo.
Assuntos: Avaliação dos conhecimentos / Reforma do ensino / Política de educação / Ensino básico / Ensino secundário
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar