CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Avaliação dos conhecimentos" + "DE Avaliação dos conhecimentos$" Resultados de 61 a 65 sobre 65 encontrados.
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Autor: FERNANDES, Domingos
Título: Das prioridades de investigação às práticas na sala de aula / Domingos Fernandes
In: Revista Educação. - Lisboa. - ISsN 0871-6412. - Nº 8 (Junho 1994), p. 15-20
Sumário ou resumo: Reflexão sobre a necessidade de se desenvolver investigação sobre o novo sistema de avaliação dos alunos do ensino básico e estabelecer relações entre ela a formação e as práticas de avaliação, de modo a poder-se melhorar efectivamente a avaliação. Enumeram-se de forma sucinta os princípios considerados essenciais no desenvolvimento profissional dos professores na área da avaliação. Da reflexão sobre os três pontos acima focados salienta-se a necessidade de se diversificarem os métodos de avaliação, de dar mais enfase à avaliação normal de valorizar mais o que os alunos sabem e de integrar a avaliação no currículo. Conclui-se que a mudança relativamente à avaliação, deve ser gradual e mais em termos de qualidade do que de quantidade.
Assuntos: CEDEFOP / Avaliação dos conhecimentos / Formação de professores / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: SELLAMI, Hedy
Título: Conge de bilan de compétences / Hedy Sellami
In: Revue Pratique de Droit Social. - Paris. - ISSN 0399-1148. - Nº 576 (Avril 1993), p. 115-127
Assuntos: Avaliação dos conhecimentos / Formação profissional / Mobilidade profissional / Qualificações profissionais / Direito do trabalho / Licença para formação / França
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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Autor: FRESSURA, Nicola
Título: Systèmes et procédures de certification des qualifications en Italie / Nicola Fressura ; [ed. lit.] Centre Européen pour le Développement de la Formation Professionnelle
Publicação: Berlin : Cedefop, 1993
Descrição física: 87 p. ; 30 cm
Colecção: (Cedefop Panorama)
Assuntos: CEDEFOP / Qualificações profissionais / Avaliação dos conhecimentos / Sistemas de formação / Política de emprego / Política de formação / Certificados profissionais / Regionalização da formação / Itália / Relatórios / Sistemas educativos
OCL: 06
Cota: 22340 CEDO MESICT 22340
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Alemanha

Outro(s) autor(es) : Cedefop



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Autor: PINTO, Jorge
Título: Avaliação pedagógica : um instrumento de gestão provável / Jorge Pinto
In: Formar. - Lisboa. - Nº 5 (Jan.-Fev.-Mar. 1992), p. 4-13
Sumário ou resumo: Neste artigo em que se debate a problemática da avaliação pedagógica são referidas as várias concepções de avaliação e as suas funções. Estabelece-se o paralelo entre a avaliação formativa e a avaliação sumativa e concluiu-se pela necessidade de uma avaliação integrada no processo pedagógico, do qual é peça importante.
Assuntos: Avaliação dos conhecimentos / Sistemas educativos / Sistemas de formação / Aprendizagem / Gestão / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: CIDEC - CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS ECONÓMICOS
Título: O impacto do reconhecimento e certificação de competências adquiridas ao longo da vida / CIDEC - Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos
Publicação: Lisboa : Direcção-Geral de Formação Vocacional, 2004
Descrição física: 95 f. ; 30 cm
Resumo de autor: A Direcção-Geral de Formação Vocacional do Ministério da Educação e o CIDEC-Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências realizou um estudo sobre os Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Este estudo pretendeu analisar:
- o percurso sócio-profissional dos adultos certificados até 31 de Dezembro de 2002 após a respectiva certificação;
- a pertinência do Sistema Nacional de RVCC, dadas as necessidades existentes de estimular a aprendizagem ao longo da vida e de promover a certificação de conhecimentos e competências de forma de vencer os atrasos estruturais existentes na sociedade portuguesa.
- a operacionalização do Sistema Nacional de RVCC, através da avaliação da qualidade do modelo de gestão, acompanhamento e financiamento dos Centros de RVCC e dos sistemas de informação de suporte à gestão e das actividades desenvolvidas por esses centros.
- a realização, mediante a avaliação dos indicadores de realização física e de resultados previstos no complemento de programação do PRODEPIII para a "Certificação de conhecimentos/competências adquiridas ao longo da vida", bem como dos indicadores de realização financeira dessa acção. O presente documento final apresenta os principais resultados obtidos com a investigação, nomeadamente as principais conclusões sobre o impacto de Sistema de RVCC em termos de percurso sócio- profissional dos adultos certificados.
Assuntos: Certificação / Competências profissionais / Mercado de trabalho / Educação e formação ao longo da vida / Avaliação dos conhecimentos / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.05
Cota: 30780 MESICT 30780
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Fernandes, Pedro Afonso, coord.



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