CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Desenvolvimento curricular" + "DE Desenvolvimento curricular$" Resultados de 21 a 25 sobre 41 encontrados.
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FORMAÇÃO PROFISSIONAL 94
Título: Formação profissional 94
Publicação: [Porto] : AIPortuense, [1994]
Descrição física: 1 capa (18 doc.) ; 31 cm
Sumário ou resumo: Programa de formação da AIP (Associação Industrial Portuense). A AIP assume a formação profissional como elemento estratégico de desenvolvimento do país, contribuindo para o reforço das qualificações e criando condições para o aumento da produtividade e da competitividade. O programa vem descrever os cursos ministrados pela AIP para o ano de 1994.
Assuntos: Programas de formação / Cursos de formação / Desenvolvimento curricular / Empresas / Competitividade / Necessidades de formação / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 28282 MESICT 28282
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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CAMPANHA 'ENSINO SECUNDÁRIO - O FUTURO É TEU'
Título: Campanha 'Ensino Secundário - O Futuro é Teu' / Promovida pelo Departamento do Ensino Secundário [do] Ministério da Educação
Publicação: [Lisboa] : ME. DES, [2000?]
Descrição física: 1 pasta (12 doc.) ; 33 cm
Sumário ou resumo: Dossier elaborado no âmbito da "Campanha nacional de informação e orientação escolar e profissional" promovida pelo Departamento de Ensino Secundário - Ministério da Educação. Destinando-se a um público jovem, que se encontra a concluir o 9º ano de escolaridade e que pretende prosseguir os seus estudos no ensino secundário. O ensino secundário integra dois percursos, um predominantemente orientado para o prosseguimento de estudos no ensino superior e outro, orientado para a integração no mercado de trabalho, preparando técnicos intermédios, cuja qualificação profissional é de nível 3. Estes documentos têm como objectivo apresentar o sistema de ensino secundário do Ministério da Educação e o sistema de aprendizagem tutelado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade.
Notas gerais: Tirado da Internet, em 08-05-2001
Assuntos: Ensino profissional / Ensino secundário / Desenvolvimento curricular / Emprego de jovens / Inserção profissional / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.04
Cota: 28253 MESICT 28253
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Portugal. Ministério da Educação. Departamento do Ensino Secundário, ed. lit.



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Autor: PRUDÊNCIO, Manuela
Título: Da exclusão à integração : estudo de um projecto de formação para jovens com baixa escolaridade / Manuela Prudêncio ; coord. Luísa Nunes
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2001
Descrição física: 60 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O presente estudo tem por base um projecto dirigido a um público jovem que congrega problemas de dimensão tripla: abandono escolar sem diploma do ensino básico, ausência de qualquer tipo de formação qualificante e risco de exclusão social. Procura explicar os novos desafios que se colocam ao processo formativo e aos seus actores. A selecção deste projecto, realizado no âmbito da Iniciativa Comunitária Emprego, eixo Youthstar, baseou-se no facto de ter sido considerado um projecto inovador e com sucesso.
É uma abordagem cujos programas de formação se vão adequando ao longo da formação, face aos ritmos de aprendizagem e às contribuições dos formandos, que se tornam actores activos, agentes do seu próprio desenvolvimento. O papel do formador também muda, nesta abordagem, cabendo-lhe mediar as relações entre a família e a escola, entre formandos, entre os formadores, enfim entre estes jovens e o mundo exterior, num processo de ressocialização, tornando-se assim num "animador/mediador".
Notas gerais: Projecto Metodologias de Formação e Desenvolvimento Curricular
ISBN: ISBN 972-97579-4-1
Nº do Depósito Legal: PT|138173/99
Assuntos: Projectos de formação / Inovações na formação / Juventude / Abandono dos estudos / Desemprego de jovens / Exclusão social / Aprendizagem / Formação de jovens / Inserção profissional / Formação-emprego / Formadores-formandos / Métodos pedagógicos / Desenvolvimento curricular / Programa YOUTHSTART / Portugal
CDU: 377-053.6
OCL: 06.04
Cota: 28233 MESICT 28233
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Nunes, Luísa, coord.



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Autor: CARNEIRO, Roberto
Título: Novo conhecimento e nova aprendizagem / Roberto Carneiro
In: Saber Mais. - Lisboa. - ISSN 0874-5935. - Nº 7 (Outubro-Dezembro 2000), p. 14-16
Assuntos: Sistemas educativos / Sistemas de formação / Desenvolvimento curricular / Formação profissional contínua / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: TOMÉ CLARISSE
Título: As unidades capitalizáveis em novas modalidades de formação / Clarisse Tomé
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº Espec., (Junho 2000), p. 25-33
Assuntos: Política de formação / Sistemas de formação / Novas formas de formação / Formação modular / Educação e formação / Perfis de formação / Desenvolvimento curricular / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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