|
APRENDER EM CONTEXTO DE TRABALHO |
Título: |
Aprender em contexto de trabalho : reflexão com base numa experiência / Isabel Silva Graça, Cristina Milagre e Susana Pereira ; coord. Luísa Nunes |
Publicação: |
Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 1999 |
Descrição física: |
25 p. ; 30 cm |
Sumário ou resumo: |
O presente artigo enquadra-se na linha de estudo desenvolvida pela equipa de projecto Metodologias de Formaçãp e Desenvolvimento Curricular, no âmbito da identificação e compreensão de condições que optimizem os processos de formação que se realizam em contexo de trabalho. |
|
Trata-se de uma primeira abordagem que pretende reflectir sobre as dimensões formativas dos contextos de trabalho e identificar condições organizativas que potenciem essas mesmas dimensões. Nesse sentido, faz-se, em primeiro lugar, uma delimitação do conceito de formação em contexto de trabalho, explicitam-se as condições de aprendizagem nestes contextos e descrevem-se as modalidades mais frequentes que pode revestir este tipo de organização da formação. Numa segunda parte, procura-se reflectir sobre as práticas de formação em contexto de trabalho a partir da análise de uma experiência inovadora promovida por uma escola e realizada no âmbito do curso de Educação e Formação Profissional Inicial de Empregado de Jardim de Infância. Finalmente, destacam-se factores de sucesso dessa experiência e apresentam-se sugestões para ultrapassar fragilidades e enriquecer futuros projectos. |
Notas gerais: |
Metodologias de formação e desenvolvimento curricular |
Assuntos: |
Formação nos postos de trabalho / Formação inicial / Educação / Sistemas de formação / Metodologia / Desenvolvimento curricular / Aprendizagem / Formação alternada / Estudo de caso / Portugal |
CDU: |
377 |
OCL: |
06.09 |
Cota: |
27432 MESICT 27432 |
Tipo de documento: |
Texto impresso |
País de publicação: |
Portugal |
|
| |