Artigo onde o autor aborda a temática das competências profissionais, a problemática da actualização profissional e a necessidade de reconversão profissional com que muitas vezes se defrontam os trabalhadores em situação de desemprego. Apresentam-se texto, um conjunto de sugestões/conselhos, nomeadamente no que se refere à alteração de procedimentos e ao encarar-se novas perspectivas, destacando-se como instrumento essencial para essa mudança.
Perante a actual conjuntura sócio-económica, a formação assume-se nas empresas como agente de mudança, e para os indivíduos, um importante impulso no seu desenvolvimento individual. Num contexto de mudança a formação deve prosseguir os seguintes objectivos: formar os colaboradores para funções de complexidade cognitiva crescente; maximizar o aproveitamento do potencial individual; promover práticas organizacionais equitativas e formar líderes.
As aprendizagens realizadas em contextos não formais de educação/formação têm-se vindo a impor na actualidade como um importante domínio na área da Educação e Formação de adultos. As aprendizagens realizadas à margem dos sistemas tradicionais de educação/formação, ao longo das tragetórias pessoais, sociais e profissionais dos adultos, assumen uma importância decisiva na construção das competências e qualificações, contribuido para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.