CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Desenvolvimento intelectual" + "DE Desenvolvimento intelectual$" Resultados de 6 a 10 sobre 13 encontrados.
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Autor: RUHM, Christopher J.
Título: Parental Employment and Child Cognitive Development / Christopher J. Ruhm
In: NBER Working Paper Series. - Massachusetts. - Nº 7666 (April 2000), 33 p.
Assuntos: Política social / Emprego-família / Mães trabalhadoras / Crianças / Desenvolvimento da criança / Desenvolvimento intelectual / Dados estatísticos / Modelos econométricos
CDU: 369.6
OCL: 05.03.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Estados Unidos



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Autor: FONSECA, Vítor da
Título: Novos desafios da formação e da qualificação dos recursos humanos no contexto da sociedade cognitiva / Vítor da Fonseca
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 32 (Julho-Setembro 1999), p. 3-15
Sumário ou resumo: Artigo onde se aborda a educação cognitiva, que também é um modelo de formação e onde se enfatiza a importância do investimento na inteligência e a necessidade de dar às pessoas oportunidades de maximizarem o seu potencial, por se entender que só uma aposta forte no desenvolvimento de programas de enriquecimento cognitivo, poderá travar a tendência para o sub-aproveitamento ou mesmo a exclusão dos recursos humanos
Assuntos: Desenvolvimento dos recursos humanos / Processos de aprendizagem / Desenvolvimento intelectual / Novas formas de formação
CDU: 658.3
OCL: 13.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: RIBEIRO, Nuno
Título: O ensino em revista : selecção de imprensa / Nuno Ribeiro
In: ENSINUS - Gestão e Participações. - Lisboa. - ISSN 118074. - Ano 1, nº 1 (Junho 1994), p. 7-14
Sumário ou resumo: Nesta selecção de imprensa são abordados vários aspectos relacionados com o ensino em Portugal. No primeiro texto, o entrevistado defende que o sector privado pode e deve administrar o ensino superior público. A segunda apela a um maior empenho do governo, através de um reforço orçamental às Escolas, de modo a levar a bom termo a Reforma Educativa. Segue-se um artigo sobre a relação entre os programas dados nos cursos de gestão e a realidade do mundo do trabalho. A avaliação do desempenho das Escolas profissionais e o seu financiamento é outro dos assuntos focados neste conjunto de matérias. Finalmente é abordada a questão das propinas e o desenvolvimento da educação. O autor questiona se a reivindicaçaõ dos alunos estará a ser objectiva quando problematizam o quantitativo da propina, ou se não deveriam antes exigir que os governantes investissem as verbas comunitárias em equipamentos e na preparação intelectual dos seus componentes.
Assuntos: Ensino superior / Ensino público / Ensino particular / Financiamento / Reforma do ensino / Ensino secundário / Ensino básico / Relação empresas-universidades / Programa de estudos / Desenvolvimento intelectual / Política de educação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: REIS, Fernanda Oliveira
Título: Interim report on studies on the role of the company in generating qualifications : the training impact of work organization : meeting of 31/03 and 1/04/1993 / Fernanda Oliveira Reis ; [ed. lit.] European Centre for the Development of Vocational Training
Publicação: Berlin : Cedefop, 1994
Descrição física: 28 p. ; 30 cm
Colecção: (Cedefop Panorama)
Notas gerais: Meeting Report. Existe em francês com o título: Point d'étape des études sur la place de l'entreprise dans le processus de production...
Assuntos: CEDEFOP / Formação / Organização do trabalho / Nova organização do trabalho / Qualificações profissionais / Formação profissional contínua / Desenvolvimento da organização / Desenvolvimento intelectual / Oportunidades de formação / Concertação social / Mudança organizacional / Análise comparativa / Categorias profissionais / Relatórios / Alemanha / Dinamarca / Espanha / França
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: 22796 CEDO MESICT 23962
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Alemanha

Outro(s) autor(es) : Cedefop, ed. lit.



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Programação e Gestão Financeira
Título: As nossas crianças e a matemática : caracterização da participação dos alunos portugueses no Second International Assessment of Educational Progress / Departamento de Programação e Gestão Financeira [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. DEPGEF, 1994
Descrição física: 156 p. ; 24 cm
Sumário ou resumo: Este trabalho apresenta os resultados da participação de Portugal "Second International Assessment of Educational Progress" (IAEP) na área da matemática.
O projecto teve como objectivo fundamental caracterizar os sistemas educativos e os envolvimentos culturais ao sucesso no domínio da matemática.
O projecto, que envolveu um total de vinte países, foi desenvolvido entre 1989 e 1992 e consistiu numa sondagem sobre o conhecimento, nesta área, das crianças de 9 e de 13 anos a frequentarem a escola, nos ensinos oficial e particular. Esta sondagem realizou-se no ano lectivo de 1990/1991 e abrangeu as escolas do Continente e das Regiões Autónomas.
ISBN: ISBN 972-614-260-1
Assuntos: Sistemas educativos / Desenvolvimento intelectual / Matemáticas / Aspectos culturais / Grupos etários / Crianças / Adolescentes / Avaliação dos conhecimentos / Questionários / Insucesso escolar / Projectos piloto / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: 23767 MESICT 23767
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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