CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Diplomados de ensino superior" + "DE Diplomados de ensino superior$" Resultados de 71 a 75 sobre 151 encontrados.
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Autor: LANCIANO-MORANDAT, Caroline
Título: Analyse sociétale des marchés du travail des scientifiques : premières réflexions sur la forme professionnelle d'hybridation entre le science et l'industrie / Caroline Lanciano-Morandat, Hiroatsu Nohara
In: Économies et Sociétès. - Paris. - ISSN 0013-0567. - Vol. 36, nº 8 (Août 2002), p. 1315-1347
Assuntos: Mercado de trabalho / Ciência / Indústria / Investigação e desenvolvimento / Profissões / Pessoal científico / Formação profissional / Inserção profissional / Carreiras profissionais / Diplomados de ensino superior / Aspectos sociologicos / Análise comparativa / França / Alemanha / Estados Unidos / Reino Unido / Japão
CDU: 331.5
OCL: 13.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França

Outro(s) autor(es) : Nohara, Hiroatsu, co-aut.



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Autor: GONÇALVES, Albertino
Título: As asas do diploma : a inserção profissional dos licenciados pela Universidade do Minho / Albertino Gonçalves
Publicação: Braga : UM. Grupo de Missão para a Qualidade do Ensino/Aprendizagem, 2001
Descrição física: 111 p. ; 25 cm
Colecção: (Apontamentos UM ; 1)
Sumário ou resumo: Para apoio à avaliação dos cursos de licenciatura, realizou-se, em 1997, um inquérito que abrangeu 75 % dos licenciados, nos últimos 5 anos, por 13 cursos da Universidade do Minho. O questionário incidiu sobre o percurso profissional e académico dos licenciados, assim como sobre a sua opinião acerca dos respectivos cursos e da própria Universidade. Este relatório apresenta os resultados obtidos. A 1ª parte é dedicada à caracterização da inserção profissional dos licenciados, considerando o acesso ao emprego, a condição na profissão, a remuneração, o ramo de actividade e a localização geográfica do emprego. Estas variáveis são cruzadas com vários factores, tais como o tipo de licenciatura, o ano de obtenção do diploma, o género e a origem social dos licenciados. Precedida por uma análise da frequência de cursos de pós-graduação, a última parte do relatório debruça-se sobre a avaliação, pelos licenciados, dos respectivos cursos, ao nível da formação teórica, da valorização pessoal, da preparação prática, das saídas profissionais e da utilidade da formação recebida. Inventaria, ainda, propostas de melhoria dos cursos e sonda por fim, as expectativas e os laços que unem os ex-alunos à Universidade.[resumo de autor].
ISBN: ISBN 972-8098-79-0
Nº do Depósito Legal: PT|165997/01
Assuntos: Inserção profissional / Diplomados de ensino superior / Ensino superior / Universidades / Emprego
CDU: 37
OCL: 13.01
Cota: 30099 MESICT 30099
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: LEMISTRE, Philippe
Título: Dévalorisation des diplômes et accès au premier emploi / Philippe Lemistre
In: Revue d'Economie Politique. - Paris. - ISSN 0373-2630. - Nº 1 (Janvier-Février 2003), p. 37-58
Assuntos: Mercado de trabalho / Diplomados de ensino superior / Empregos vagos / Inserção profissional / Tendências
CDU: 331
OCL: 13.01.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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DIPLOMADOS DESEMPREGADOS, PROCURA DE QUALIFICAÇÕES
Título: Diplomados desempregados, procura de qualificações : relatório final / coord. Luís Gomes Centeno, equipa técnica: Ana Costa... [et al.]
Publicação: Lisboa : CIDEC, 1998
Descrição física: 322, [34] f.
Notas gerais: Programa Pessoa : linha de acção estudos e investigação, projecto nº 66/96
Assuntos: Desemprego / Desemprego de jovens / Mercado de trabalho / Diplomados de ensino superior / Desenvolvimento dos recursos humanos / Desenvolvimento económico e social / Inserção profissional / Passagem à vida activa / Formação profissional / Política de emprego / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 29693 MESICT 29693
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: ODES - SISTEMA DE OBSERVAÇÃO DE PERCURSOS DE INSERÇÃO DE DIPLOMADOS DO ENSINO SUPERIOR
Título: Inquérito de percurso aos diplomados do ensino superior, 2001 : síntese de resultados / ODES - Sistema de Observação de Percursos de Inserção de Diplomados do Ensino Superior
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 177 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O sistema de Observação dos Percursos de Inserção dos Diplomados do Ensino Superior (ODES) resulta de um protocolo celebrado em 1998 entre o Ministério da Segurança Social e do Trabalho e o Ministério da Educação. O 1º Inquérito de Percurso aos Diplomados do Ensino Superior no ano 1994/95 foi realizado no 3º trimestre de 2001, junto de uma amostra de 10.000 diplomados de todas as áreas de formação que obtiveram o diploma no referido ano. O questionário concebido desenvolveu-se a partir de um modelo analítico que contempla 4 dimensões: a origem social, a trajectória escolar, o percurso profissional e as representações e expectativas destes diplomados em termos do seu percurso educativo e profissional. O 1º inquérito de percurso dirigiu-se aos diplomados das instituições de ensino superior (universidades e institutos politécnicos, públicos e privados) de todo o território nacional. A informação foi obtida através de uma entrevista realizada telefonicamente, sendo os indivíduos questionados retrospectivamente sobre a sua situação em diferentes momentos de referência. Foram utilizados os conceitos e designações harmonizadas a nível internacional sobre actividade, emprego e desemprego. A classificação das áreas de estudo seguiu a Classificação Internacional Tipo Educação (CITE). A taxa de resposta face à amostra foi de 97,8% sendo que os dados da resposta inferidos para o universo.
ISBN: ISBN 972-8619-31-6
Nº do Depósito Legal: PT|181094/02
Assuntos: Diplomados de ensino superior / Inserção profissional / Formação profissional / Ensino superior / Cursos de formação / Emprego / Contratos de trabalho / INOFOR / Portugal
CDU: 378
OCL: 06.05
Cota: 29155 MESICT 29155
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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