CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Diplomados de ensino superior" + "DE Diplomados de ensino superior$" Resultados de 76 a 80 sobre 151 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: ODES - SISTEMA DE OBSERVAÇÃO DE PERCURSOS DE INSERÇÃO DE DIPLOMADOS DO ENSINO SUPERIOR
Título: Inquérito de percurso aos diplomados do ensino superior, 2001 : dossier metodológico / ODES - Sistema de Observação de Percursos de Inserção de Diplomados do Ensino Superior
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 87 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O sistema de Observação dos Percursos de Inserção dos Diplomados do Ensino Superior (ODES) resulta de um protocolo celebrado em 1998 entre o Ministério da Segurança Social e do Trabalho e o Ministério da Educação. O dossier metodológico que aqui se apresenta surge de um trabalho que visa recolher, produzir e analisar informação sobre o período de transição para a vida activa dos diplomados do ensino superior. O 1º Inquérito de Percurso aos Diplomados do Ensino Superior no ano 1994/95 foi realizado no 3º trimestre de 2001, junto de uma amostra de diplomados de todas as áreas de formação que obtiveram o diploma no referido ano. O questionário concebido desenvolveu-se a partir de um modelo analítico que contempla 4 dimensões: a origem social, a trajectória escolar, o percurso profissional e as representações e expectativas destes diplomados em termos do seu percurso educativo e profissional.
ISBN: ISBN 972-8619-32-4
Nº do Depósito Legal: PT|180895/02
Assuntos: Diplomados de ensino superior / Inserção profissional / Cursos de formação / Guias / INOFOR / Portugal
CDU: 303.4
OCL: 06.05
Cota: 29154 MESICT 29154
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: CONFERÊNCIA DE IMPRENSA : APRESENTAÇÃO DO 1º INQUÉRITO DE PERCURSO AOS DIPLOMADOS DO ENSINO SUPERIOR, Lisboa-Salão Nobre do MTS, 14 de Fevereiro 2002
Título: Apresentação do 1º inquérito de percurso aos diplomados do ensino superior - 2001 : primeiros resultados, diplomados do ano 94/95 / Conferência de Imprensa, Salão Nobre do MTS, 14 de Fevereiro [2002]
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 27 p. ; 30 cm
Notas gerais: Retirado da Internet - http://www.inofor.pt/calendario/result_odes.html
Assuntos: Diplomados de ensino superior / Perspectivas de carreira / Carreiras profissionais / Taxa de desemprego / Sector económico / Salários / Inquéritos / Portugal
CDU: 331.5
OCL: 13.01
Cota: 28936 MESICT 28936
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PEIXOTO, João
Título: Migrações e políticas migratóriasna União Europeia : livre circulação e reconhecimento de diplomas / João Peixoto
In: Análise Social. - Lisboa. - ISSN 0003-2573. - Vol. 36, nº 158-159 (Primavera-Verão 2001), p. 153-183
Assuntos: Política migratória / Migração / Livre circulação de trabalhadores / Equivalência de diplomas / Migração internacional / Diplomados de ensino superior / Países UE
CDU: 314.74
OCL: 14.09
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: CARIA, Telmo H.
Título: A Universidade e a recontextualização profissional do conhecimento abstracto : hipóteses de investigação e acção política / Telmo H. Caria
In: Cadernos de Ciências Sociais. - Porto. - ISSN 0871-0945. - Nº 21-22 (Junho 2001), p. 71-86
Sumário ou resumo: A proliferação de cursos de ensino superior para além das áreas disciplinares tradicionais e consagradas na Universidade e para públicos socialmente diversificados com finalidades profissionais exteriores aos campos escolar e universitário tem colocado na ordem do dia a discussão pública sobre as finalidades dos cursos do ensino superior. A questão tem-se colocado em saber até que ponto faz sentido continuar a apostar numa formação pelos domínios científicos consagrados e institucionalizados na Universidade, quando a grande massa dos diplomados irão ter solicitações profissionais do mercado de trabalho que estão muito para além do conhecimento disciplinar e académico. O mais importante é a possibilidade de não circunscrever a formação ao modelo disciplinar e a possibilidade de ensinar competências do uso do conhecimento e não só de memorização ou de aplicação tecnológica. Assim a criação de troca de experiências profissionais em articulação com a manipulação do conhecimento poderão a prazo trazer elementos de mudança institucional no campo universitário, num sentido e com efeitos, que hoje não conseguimos antecipar.
Assuntos: Ensino superior / Relação empresas-universidades / Mercado de trabalho / Diplomados de ensino superior / Tipos de formação / Inserção profissional / Formação inicial / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: SAUSSOIS, Jean-Michel
Título: La place de l'ècole dans l'économie en France / Jean-Michel Saussois
In: Futuribles. - Paris. - ISSN 0337-307X. - Nº 267 (Septembre 2001), p. 33-40
Assuntos: Sistemas educativos / Competitividade / Competências profissionais / Política económica / Mobilidade social / Inserção profissional / Diplomados de ensino superior / Educação / Custos / Despesas públicas / França
CDU: 371
OCL: 06.09
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



Marcar