CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Educação informal" + "DE Educação informal$" Resultados de 51 a 55 sobre 55 encontrados.
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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: Análise conjuntural : estudo complementar sobre educação especial, educação não formal e acção social escolar, 1988/89 e 1989/90 / Gabinete de Estudos e Planeamento [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1993
Descrição física: 116 p. ; 30 cm
Colecção: (Série A : Base de Dados, Estatística e Análise Conjuntural)
Sumário ou resumo: Com a publicação do presente volume da Análise Conjuntural sobre Educação Especial, Educação não Formal e Acção Social Escolar pretende-se disponibilizar informação e incentivar a análise de dados concisos da realidade do sistema educativo português.
ISBN: ISBN 972-614-162-1
Assuntos: Educação informal / Acção social / Dados estatísticos / Formação profissional / Educação de adultos / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 22332 MESICT 22332
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PALMA, J. Borges
Título: Sistemas educativos : unidade e diversidade / J. Borges Palma
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1993
Descrição física: 63 p. ; 24 cm
Colecção: (Desenvolvimento dos Sistemas Educativos)
Sumário ou resumo: A partir de uma abordagem da noção de educação, é proposta uma primeira reflexão sobre a complexidade e diversidade das situações educativas e os traços comuns existentes entre elas. Em seguida, com a introdução da noção de sistema, são identificados e definidos os elementos básicos que compõem qualquer sistema educativo. Por sua vez, o estudo sobre o modo como esses elementos e as diferentes partes de um sistema educativo interagem e se relacionam entre si permite chamar a atenção para as principais diferenças observadas entre diversos tipos de organização. Finalmente, são abordadas algumas questões teóricas e metodológicas relacionadas com a comparação em matéria de educação.
ISBN: ISBN 972-614-191-5
Assuntos: Sistemas educativos / Educação / Ensino / Pedagogia / Educação informal / Educação não formal / Formação de professores
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 22093 MESICT 22093
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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ÁREA DE INTEGRAÇÃO
Título: Área de integração : programa / Amélia L. Valente Correia... [et al.]
Publicação: Porto : Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, 1991
Descrição física: 98 f. ; 31 cm
Sumário ou resumo: Este programa destina-se a facilitar aos alunos (futuros técnicos intermédios) o acesso a uma cultura profissional. São abordadas três áreas temáticas - A Pessoa, A Sociedade e O Mundo -, por sua vez subdivididas em várias unidades temáticas, com o objectivo de criar atitudes e capacidades que garantam o sucesso individual e social dos jovens envolvidos. Do diálogo professor-aluno surgirá a descoberta da melhor forma de averiguar e medir o progresso da aprendizagem.
Notas gerais: Uma pasta com folhas soltas
Assuntos: Programas de formação / Métodos pedagógicos / Formação-emprego / Formandos / Inserção profissional / Educação informal / Formação profissional contínua / Avaliação da formação / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21384 MESICT 21384
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Correia, Amélia L. Valente



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Autor: SALGADO, Lucília
Título: O outro lado da educação para além do instituído / Lucília Salgado
In: Revista Crítica de Ciências Sociais. - Coimbra. - ISSN 0254-1106. - Nº 29 (Fevereiro 1990), p. 105-119
Sumário ou resumo: A educação não se confina a escola e ao aparelho escolar. Há também um "outro lado da educação", não-formal, constituído por espaços de formação bastante significativos numa sociedade com as características da portuguesa. É esta ambivalência que este artigo procura discutir, propondo, por um lado a análise do sistema educativo português através dos seus efeitos e, por outro reflectindo sobre as experiências de inovação pedagógica realizadas no nosso país. Termina com uma conclusão principal : nas práticas educativas não-formais o interesse pelos destinatários e um ponto comum.
Assuntos: Educação informal / Sistemas educativos / Inovações pedagógicas / Formação de professores / Educação de adultos / Sociologia da educação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E OS JOVENS
Título: A educação não formal e os jovens
In: Jornal da Educação, 10 (100) Agosto 1987, p. 18-19
Sumário ou resumo: A formação extra-escolar, adquirida através dos "média", das novas tecnologias e dos tempos livres, permite uma aquisição de conhecimentos muito mais vastos do que os adquiridos por via curricular, e integra-se numa perspectiva de educação permanente. Para assegurar o desenvolvimento pleno do indivíduo e das suas capacidades, e fomentar a sua participação na sociedade, torna-se necessário articular a formação escolar com a formação não escolar, definir os programas de formação extra-escolar e actualizar a formação dos professores.
Assuntos: Educação não formal / Educação informal / Juventude / Família / Aspectos sociais / Sistemas educativos / Métodos pedagógicos / Educação permanente / Tempos livres / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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