CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Educação não formal" + "DE Educação não formal$" Resultados de 71 a 75 sobre 75 encontrados.
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OS CAVALEIROS DE ARMADURA RELUZENTE
Título: Os cavaleiros de armadura reluzente
In: Dirigir. - Lisboa. - ISSN 0871-7354. - Nº 42 (Março-Abril 1996), p. 6-9
Sumário ou resumo: Este artigo questiona algumas individualidades sobre o tema da aprendizagem ao longo da vida. O debate é lançado a partir de um texto de Barry Nyham e, é pedido aos intervenientes que reflictam sobre o quê e como aprenderam ao longo da vida e que indiquem de que forma as organizações podem proporcionar o desenvolvimento individual e a atitude da aprendizagem ao longo da vida.
Assuntos: Educação não formal / Desenvolvimento industrial / Formação profissional contínua / Debates
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Título: Workers' access to education : a workers' education guide / International Labour Organization
Publicação: Geneva : International Labour Office, 1995
Descrição física: 97 p. ; 24 cm
ISBN: ISBN 92-2-108013-7
Assuntos: Acesso à educação / Educação de trabalhadores / Formação profissional / Manuais / Igualdade de oportunidades / Sistemas educativos / Educação não formal / Sindicatos / Cooperação internacional / Países desenvolvidos / Países em desenvolvimento / Pub OIT
CDU: 331
OCL: 13
Cota: 23974 OIT MESICT 23974
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Suíça



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Autor: PALMA, J. Borges
Título: Sistemas educativos : unidade e diversidade / J. Borges Palma
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1993
Descrição física: 63 p. ; 24 cm
Colecção: (Desenvolvimento dos Sistemas Educativos)
Sumário ou resumo: A partir de uma abordagem da noção de educação, é proposta uma primeira reflexão sobre a complexidade e diversidade das situações educativas e os traços comuns existentes entre elas. Em seguida, com a introdução da noção de sistema, são identificados e definidos os elementos básicos que compõem qualquer sistema educativo. Por sua vez, o estudo sobre o modo como esses elementos e as diferentes partes de um sistema educativo interagem e se relacionam entre si permite chamar a atenção para as principais diferenças observadas entre diversos tipos de organização. Finalmente, são abordadas algumas questões teóricas e metodológicas relacionadas com a comparação em matéria de educação.
ISBN: ISBN 972-614-191-5
Assuntos: Sistemas educativos / Educação / Ensino / Pedagogia / Educação informal / Educação não formal / Formação de professores
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 22093 MESICT 22093
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS
Título: Sistema educativo português : situação e tendências 1990 / elaborado pelo Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação ; coordenação e texto José Vilão
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1992
Descrição física: 150 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Visão geral do sistema educativo português nas suas múltiplas vertentes e principais tendências evolutivas na última década. A informação contida neste documento permite imagens sucessivas do sistema ao longo de um número significativo de anos, sendo apresentados, nas conclusões, os aspectos mais relevantes da evolução geral observada relativamente aos estabelecimentos de ensino, alunos, docentes e recursos financeiros.
ISBN: ISBN 972-614-193-1
Assuntos: Sistemas educativos / Estabelecimentos de ensino / Formadores-formandos / Ensino básico / Ensino secundário / Ensino profissional / Educação não formal / Educação especial / Ensino superior / Ensino particular / Ensino à distância / Educação de adultos / Aspectos financeiros / Quadros estatísticos / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 21632 MESICT 21632
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Vilão, José, coord.
Portugal. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, elab



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A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E OS JOVENS
Título: A educação não formal e os jovens
In: Jornal da Educação, 10 (100) Agosto 1987, p. 18-19
Sumário ou resumo: A formação extra-escolar, adquirida através dos "média", das novas tecnologias e dos tempos livres, permite uma aquisição de conhecimentos muito mais vastos do que os adquiridos por via curricular, e integra-se numa perspectiva de educação permanente. Para assegurar o desenvolvimento pleno do indivíduo e das suas capacidades, e fomentar a sua participação na sociedade, torna-se necessário articular a formação escolar com a formação não escolar, definir os programas de formação extra-escolar e actualizar a formação dos professores.
Assuntos: Educação não formal / Educação informal / Juventude / Família / Aspectos sociais / Sistemas educativos / Métodos pedagógicos / Educação permanente / Tempos livres / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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