CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Educação recorrente" + "DE Educação recorrente$" Resultados de 16 a 20 sobre 23 encontrados.
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VELHA E NOVA POBREZA NO MUNDO
Título: Velha e nova pobreza no mundo : relatório de pesquisa / João Ferreira de Almeida... [et al.]
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica, 1997
Descrição física: 33 p. ; 21 cm
ISBN: ISBN 972-742-083-4
Nº do Depósito Legal: PT|114040/97
Assuntos: Inquéritos / Pobreza / Nova pobreza / Zonas urbanas / Zonas suburbanas / Educação recorrente / Filhos de migrantes / PALOP / Portugal / Itália
CDU: 364.65-58.34
OCL: 03.03.6
Cota: 26991 MESICT 26991
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Almeida, João Ferreira de, co-aut.



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ENSINO RECORRENTE
Título: Ensino recorrente : relatório de avaliação / coord. Jorge Pinto ; colab. Lisete Matos, Luís Rothes
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação, 1998
Descrição física: 182 p. ; 21 cm
Colecção: (Educação para o Fututo)
Sumário ou resumo: O presente estudo organiza-se em redor de cinco eixos estruturantes e de um quadro de reorientações possíveis para este sistema de educação/formação. No primeiro eixo analisa-se o modo como a noção de ensino recorrente foi sendo apresentada e apropriada ao longo do tempo. No segundo analisa-se o modo como o ensino recorrente foi concebido, se organiza e funciona como uma oferta de educação/formação, equacionando igualmente o papel e a situação de alguns dos seus actores, nomeadamente dos formadores. No terceiro analisa-se a procura, isto é, os seus públicos e o modo como acedem ao sistema. No quarto evidenciam-se alguns resultados, nomeadamente a capacidade de certificação do sistema de educação/formação. No quinto eixo tenta-se equacionar os custos. Finalmente, apresentam-se algumas medidas a tomar numa lógica de reorientção do sistema de educação/formação.
ISBN: ISBN 972-729-036-1
Nº do Depósito Legal: PT|128152/98
Assuntos: Educação recorrente / Ofertas de formação / Formadores / Avaliação de projectos / Dados estatísticos
CDU: 371
OCL: 06.01
Cota: 26798 MESICT 26798
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Pinto, Jorge, coord. / Matos, Lisete, colab. / Rothes, Luís, colab.



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Autor: SILVA, Alcino Ferreira da
Título: Carreiras profissionais e ensino à distância na marinha / Alcino ferreira da Silva
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 27 (Abril-Junho 1998), p. 4-19
Sumário ou resumo: O presente artigo visa o projecto de desenvolvimento do ensino à distância levado a cabo pela Marinha Portuguesa. Após uma retrospectiva do ensino à distância na marinha é apresentado o novo modelo deste tipo de formação, nascido devido à restruturação desta instituição e às novas necessidades de formação do seu pessoal interno. Este novo modelo foi concebido tendo em conta o facto de a sua população alvo se encontrar dispersa por todos os pontos do país. Neste momento, estão a ser desenvolvidos os projectos de ensino à distância para o curso do 3º ciclo do ensino básico e Ensino Recorrente, que passam pela formação de formadores e produção dos materiais de formação.
Assuntos: Carreiras profissionais / Ensino à distancia / Sistemas de formação / Forças armadas / Necessidades de formação / Ensino básico / Educação recorrente / Formação de formadores / Material de formação
CDU: 37.01
OCL: 06.08
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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ENSINO SECUNDÁRIO
Título: Ensino secundário : formação profissionalmente qualificante
In: Formar. - Lisboa. - Nº 26 (Janeiro-Março 1998), p. 4-30
Sumário ou resumo: O presente documento visa as diversas modalidades existentes no ensino secundário resultantes da implementação da reforma curricular autorizada pela Lei de Bases do Sistema Educativo. São caracterizados e contextualizados os Cursos Tecnológicos, o Secundário Recorrente por Unidades Capitalizáveis e o Ensino Profissional. Para cada modalidade de ensino é dada uma explicação sobre a sua origem e contexto, são apontados os objectivos, oferta formativa, estrutura e organização curricular. É apresentada uma conclusão, visando os aspectos positivos e negativos de cada modalidade.
Assuntos: Ensino secundário / Reforma do ensino / Educação recorrente / Ensino profissional / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.05.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: DUARTE, Isabel
Título: Começar de novo : ensino recorrente no feminino : um estudo de caso / Isabel Duarte, M. José Maranhão, Nélia Rebelo da Silva
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica, 1997
Descrição física: 66 p. ; 21 cm
Sumário ou resumo: O presente relatório apresenta os objectivos, metodologias e resultados de um estudo realizado pelo Dinâmia (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica) para o Departamento da Educação Básica do Ministério da Educação.
Este estudo teve como preocupação fundamental contribuir para o conhecimento dos efeitos das acções de Ensino Recorrente, implementadas no âmbito do PRODEP II (Medida 3 - Acção 3.3), na promoção da igualdade de oportunidades entre as mulheres e os homens, preocupação aliás, transversal aos objectivos e recomendações da União Europeia.
ISBN: ISBN 972-742-086-9
Nº do Depósito Legal: PT|115114/97
Assuntos: Educação recorrente / Educação de adultos / Igualdade de oportunidades / Mulheres / Estudo de caso
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: 23979 MESICT 26979
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Maranhão, M. José, co-aut. / Silva, Nélia Rebelo da, co-aut.



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