Compilação de comunicações apresentadas no Seminário por actores significativos a nível europeu no domínio da formação de formadores e de proveniência institucional diversa. As comunicações oferecem uma troca de informação sobre as actividades nesta matéria, as inovações ligadas à evolução da formação e seus actores, as técnicas e métodos empregues na formação de adultos, bem como a análise de diversos aspectos da problemática em apreço.
Formar. - Lisboa. - Nº 8 (Abril-Maio-Junho 1993), p. 36-38
Sumário ou resumo:
Verifica-se hoje que a autoformação é indispensável para satisfazer a necessidade de uma formação contínua para todos e que apresenta diversas vantagens. O problema central que se depara aos ensinos presencial e à distância é o mesmo: bem construir e bem fazer explorar utensílios de autoformação. A autoformação precede e devia preparar o ensino à distância. As mediatecas facilitam o acesso às informações não tratadas ou estruturadas pedagogicamente no quadro da autoformação contínua.
Formar. - Lisboa. - Nº 6 (Ma.-Jun.-Jul. 1992), p. 4-16
Sumário ou resumo:
O tema central destes 3 artigos - ensino assistido - permite uma reflexão sobre novas formas de formação, nomeadamente com suporte tecnológico, e a sua aceitação e utilização em formação profissional. Enumeram-se as suas vantagens e desvantagens, salienta-se o efeito conjugado entre o sistema de ensino e sistema de formação profissional no que se refere ao uso de equipamento informático como suporte indispensável à aprendizagem e à transferência de conhecimentos e faz-se referência à opção entre adoptar a formação presencial (tradicional) ou adoptar a formação à distância tendo em conta os custos.