CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Ensino à distancia" + "DE Ensino à distancia$" Resultados de 51 a 55 sobre 209 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: LAGARTO, José Reis
Título: Ensino a distância e formação contínua : uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal / José Reis Lagarto
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 367 p. ; 25 cm
Colecção: (Formação a distância & e-learning. Estudo de investigação ; 1)
Sumário ou resumo: Numa altura de profundas transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicos, os trabalhadores no activo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente actualização das suas competências. A formação a distância parece poder uma das respostas. Nesta obra procura-se saber se, a curto ou médio prazo, parte significativa dos activos portugueses poderá fazer a sua formação contínua em regime de ensino a distância e em que condições é que isso poderá ocorrer. Para dar resposta a esta questão, analisa-se numa 1ª fase a situação das qualificações de base da população portuguesa, bem como as tendências de evolução nos próximos anos. Igual análise se faz, também, quanto aos níveis de literata informática existente. Identifica-se e analisa-se ainda a actual estrutura de formação base ao nível do ensino secundário vocacional e da sua capacidade de aumentar as respostas a este nível de qualificações. Numa 2ª fase faz-se a análise da evolução dos sistemas de formação a distância e da influência que as novas tecnologias da informação e comunicação lhes trouxeram. Identificam-se e caracterizam-se os operadores mais importantes existentes em Portugal. Estudando-se rês casos distinto e complementares de instituições de formação que utilizam regimes de formação a distância, nomeadamente o "Centre National d'Enseignement à Distance" de França, a "Open Learning Foundation/Open Learning Company" do Reino Unido e o "PROFISSS - Projecto de Formação Inicial qualificante para a Solidariedade e Segurança Social" de Portugal. As conclusões dos estudos de caso, associadas às evidências encontradas na fase anterior, dão origem às conclusões, materializadas por um conjunto de constatações e da proposição de vários cenários organizativos para possível enquadramento do mercado da oferta do ensino e formação a distância em Portugal.
ISBN: ISBN 972-8619-40-5
Nº do Depósito Legal: PT|187028/02
Assuntos: Ensino / Formação profissional contínua / Sistemas de formação / Gestão de recursos humanos / Mercado da formação / Qualificações de base / Ensino aberto / Entidades de formação / Estudo de caso / Educação / Sociedade da informação / Formação / Ensino à distância
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Cota: 29488 MESICT 29488
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

E-LEARNING
Título: E-Learning : o papel dos sistemas de gestão da aprendizagem na Europa / Desmond Keegan... [et al.] ; coord. Carina Baptista, Ana Dias
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 278, [6] p. ; 28 cm
Colecção: (Formação à distância & e-learning. Livro técnico ; 1)
Sumário ou resumo: Actualmente o e-learning é amplamente utilizado na formação empresarial e as empresas internacionais e multinacionais afirmam ter conseguido uma relação custo-benefício ao transferir grande parte das sua formação para a Web. Licenciaturas, diplomas de institutos de ensino superior e certificados de formação reconhecidos a nível nacional e internacional estão agora disponíveis através do e-learning. Grande parte do sucesso do e-learning é atribuído aos sistemas de gestão da aprendizagem (Learning management systems - LMS) também conhecidos como plataformas de aprendizagem. Um LMS permite a uma instituição desenvolver materiais de aprendizagem, disponibilizar cursos, proceder a testes e avaliações e geara bases de dados de estudantes com possibilidade de monitorização dos resultados e progressão, por via electrónica. O presente estudo mostra uma distribuição desigual dos LMS nos diferentes países europeus, no noroeste da Europa e principais sistemas americanos.
ISBN: ISBN 972-8619-38-3
Nº do Depósito Legal: PT|186567/02
Assuntos: Ensino à distância / Gestão / Educação / Ensino / Métodos pedagógicos / Formação profissional / Ensino assistido por computador / Aprendizagem / Europa
CDU: 37.018
OCL: 06.08.2
Cota: 29430 MESICT 29430
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Keegan, Desmond, co-aut.
Baptista, Carina, coord. / Dias, ana, coord.



Marcar

Autor: PANTAZIS, Cynthia
Título: Maximizing E-learning to train the 21 st century workforce / Cynthia Pantazis
In: Public Personnel Management. - Alexandria. - ISSN 0091-0260. - Vol. 31, nº 1 (Spring 2002), p. 21-26
Assuntos: Mão-de-obra / Formação profissional contínua / Aperfeiçoamento profissional / Ensino à distância / Novas tecnologias / Estados Unidos
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Estados Unidos



Marcar

Autor: RICHINI, Pierluigi
Título: Lifelong learning in Italy : the extent to which vocational education and training policy is nurturing lifelong learning in Italy / Pierluigi Richini ; edited by European Centre for the Development of Vocational Training
Publicação: Luxembourg : Office for Official Publications of the European Communities, 2002
Descrição física: VI, 106 p. ; 30 cm
Colecção: (Cedefop panorama series, 1562-6180 ; 43)
ISBN: ISBN 92-896-0146-9
Assuntos: Educação e formação ao longo da vida / Sistemas de formação / Política de formação / Formação inicial / Aprendizagem profissional / Formação na empresa / Formação profissional contínua / Educação de adultos / Certificação / Formação individual / Ensino à distância / Métodos pedagógicos / CEDEFOP / Itália
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 29288 CEDO MESICT 29288
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo

Outro(s) autor(es) : Cedefop, ed. lit.



Marcar

FORMATION, INSERTION
Título: Formation, insertion : accompagnement et autonomie
In: Éducation Permanente. - Paris. - ISSN 0339-7513. - Suppl. (2001), 180 p.
Assuntos: Formação profissional contínua / Acompanhamento de casos / Formação de jovens / Ensino à distância / Validação da formação / Formação de formadores / INTERNET / Estágio / Tecnologia da informação / Formandos / Métodos pedagógicos / Métodos pedagógicos / Orientação profissional / França
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



Marcar