Apresenta-se a memória descritiva do projecto "Perfil Europeu do Formador à Distância" que, no âmbito do programa Leonardo Da Vinci, reuniu diversas instituições numa parceria transeuropeia. Dos objectivos deste projecto destacam-se o desenvolvimento de um inventário relativo à tecnologia em que assenta a formação à distância e às metodologias de cada organização parceira, bem como a sua planificação neste domínio para os próximos anos; a determinação do perfil profissional de um formador de formação à distância; a definição do currículo de formação para formadores e dos domínios onde o formador à distância tem carências para suporte da sua actividade.
Resultou deste projecto a descrição do perfil profissional do formador à distância, o programa de formação adequado ao perfil e uma listagem de especialistas por país para cada uma das áreas do perfil.
Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Ano 1, nº 2 (Julho-Agosto-Setembro 1996), p. 43-45
Sumário ou resumo:
A autora deste artigo apresenta uma reflexão sobre em que medida o ensino à distância (de uma forma geral e mais particularmente, na formação bancária para chefias intermédias) poderá constituir uma resposta formativa que facilite o desenvolvimento das competências profissionais, na medida em que, é reconhecida cada vez mais a capacidade de auto-estudo (pressuposto do ensino à distância) como "um motor" de evolução dos indivíduos.
As empresas exigem profissionais altamente qualificados para fazerem frente às mudanças tecnológicas e a concorrência. É na formação presencial, à distância e nas actividades de simulação que as organizações poderão encontrar uma resposta eficaz face às suas necessidades. Em simultâneo com a formação devem ser criados mecanismos de envolvimento dos recursos humanos nas empresas. A formação de novos elementos facilita a interiorização de novos valores o implementar pela organização.